Inicio | Educação | III Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 2.200 alunos

III Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 2.200 alunos

DSC_0517
Foto © Samuel Mendonça

Cerca de 2.200 alunos e 122 professores, do 5º ao 9º ano de escolaridade das várias escolas do Algarve, participaram ontem no III Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) em Tavira.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve, teve lugar no Parque de Feiras e Exposições de Tavira.

Após a chegada e o acolhimento que, a alguns grupos foi feito pelo próprio bispo do Algarve, realizou-se a apresentação das escolas presentes, abrilhantada pela atuação de alunos do agrupamento de escolas do Montenegro (Faro).

O bispo do Algarve dirigiu então umas breves palavras aos estudantes. D. Manuel Quintas saudou os alunos e manifestou regozijo pela organização de mais um encontro de ERMC, agradecendo também em nome da diocese e dos próprios alunos aos professores pela realização da iniciativa, bem como à Câmara de Tavira que colaborou.

O prelado destacou e agradeceu ainda o gesto solidário dos alunos que levaram 443 quilos de enlatados para doar à Cáritas Diocesana do Algarve que também esteve presente no encontro. O prelado explicou aqueles bens alimentares serão “distribuídos pelos mais necessitados do Algarve”. “Gostaria que este gesto não fosse um gesto isolado na vossa vida, mas que vos ajudasse a crescer na sensibilidade pela atenção aos outros e pelas suas necessidades. Não há nada que nos faça mais felizes do que quando fazemos felizes os outros, do que quando ajudamos os outros em alguma necessidade”, afirmou D. Manuel Quintas, que destacou ainda a importância das obras de misericórdia corporais e espirituais.

O recinto tinha um “Mural da Misericórdia” reservado ao desenho de uma obra de misericórdia à escolha dos alunos.

Também o vereador da Câmara de Tavira, José Manuel Madeira, destacou o sentido de solidariedade manifestado pelos alunos e agradeceu à diocese por ter escolhido aquela cidade para a realização do encontro e aos alunos e professores por terem participado.

A manhã teve continuidade com atividades lúdicas e desportivas com insufláveis e outras. Houve ainda aulas de hip-hop, body combat e zumba.

Para além da Cáritas, que teve um stand para apresentação da instituição aos alunos, também esteve presente a Algar, empresa responsável no Algarve, pela gestão do sistema multimunicipal de valorização e tratamento de resíduos sólidos, que organizou um ‘Quiz’ (jogo ou desporto mental no qual os jogadores tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas) sobre a correta gestão dos resíduos produzidos no dia-a-dia.

De tarde, o encontro concluiu-se com um concerto do rapper D8 que cantou do seu álbum de estreia temas como “Já não dá”, “Estou aqui” ou “Se tu quiseres ir comigo” e que levou ao rubro os alunos.

No Algarve, do 5º ao 12º ano de escolaridade, os estudantes inscritos na disciplina de EMRC são 21% do total dos alunos que frequentam as escolas algarvias. No passado ano letivo de 2014/2015, dos 31.579 alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade das escolas algarvias, 6.782 frequentaram a disciplina de EMRC.

Verifique também

Salas de 16 escolas de Albufeira com climatização até ao fim do mês

As salas de aula de 16 escolas e de um centro educativo do concelho de …