Inicio | DA | Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima deve regressar ao Algarve em dezembro de 2015

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima deve regressar ao Algarve em dezembro de 2015

Despedida em Faro da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no dia 3 de outubro de 2009. © Samuel Mendonça
Despedida em Faro da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no dia 3 de outubro de 2009.
© Samuel Mendonça

O bispo do Algarve informou que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima deverá regressar ao Algarve em dezembro de 2015 no âmbito das celebrações do centenário das Aparições na Cova da Iria que ocorre em 2017.

D. Manuel Quintas lembrou, no encerramento da visita pastoral à Mexilhoeira Grande, no passado dia 16 de fevereiro, que a imagem passará por todas as dioceses portuguesas no ano pastoral 2015/2016. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) já tinha manifestado vontade de unir a Igreja Católica na celebração do aniversário, anunciando em 2011 a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora por todo o país por proposta do Santuário de Fátima que foi aceite pelos bispos portugueses.

A ideia é “procurar levar Nossa Senhora de Fátima aos quatro cantos de Portugal, não apenas como ocasião de festa, mas também de formação cristã, de renovação dos católicos”, adiantava na altura o secretário da CEP, o padre Manuel Morujão.

D. Manuel Quintas explicou agora que, na próxima vinda da imagem ao Algarve, “não é possível passar por todas as paróquias”. “Aqui no Algarve ficará, talvez, 10/15 dias em dezembro. Mas queremos que passe por todo o Algarve, pelo menos nas cidades principais”, afirmou o prelado.

Recorde-se que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou todas as paróquias do Algarve entre 2007 e 2009, no âmbito do programa pastoral de seis anos que a Igreja algarvia viveu entre 2006 e 2012.

Receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de outubro de 2007
Receção em Faro da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de outubro de 2007.

Ao longo de dois anos de peregrinação pelo Algarve ficou a memória de inúmeras iniciativas como receções, procissões, encontros, catequeses, vigílias de oração, eucaristias, formações, entre muitas outras ações e celebrações realizadas pelas quase 80 paróquias da região. De entre todos esses momentos destaque para a receção à imagem mariana participada no dia 13 de outubro de 2007 pelos fiéis de todo o Algarve e que juntou cerca de 15 mil pessoas no Largo da Sé, em Faro, assim como o acolhimento de muitos milhares de cristãos em algumas das principais paróquias urbanas do litoral algarvio.

Entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no dia 4 de outubro de 2009. © Samuel Mendonça
Entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no dia 4 de outubro de 2009.
© Samuel Mendonça

Na conclusão da peregrinação, a Diocese do Algarve rumou a Fátima no dia 4 de outubro de 2009 para entregar a imagem da Virgem Maria. Cerca de 2500 pessoas, entre bispo, padres, diáconos, religiosas, seminaristas e leigos, convergiram ao Santuário da Cova da Iria, depois de muitos outros se terem despedido na noite anterior em Faro, numa celebração que contou com uma numerosa multidão.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima já tinha estado anteriormente no Algarve nas décadas de 40 e 50.

Verifique também

Brasileiros no Algarve associaram-se à festa de Nossa Senhora Aparecida no seu país

Os brasileiros no Algarve associaram-se no passado sábado à celebração, no Brasil, do Dia Nacional …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR