Breves
Inicio | Sociedade | Imprensa Portuguesa de Inspiração Cristã afirma junto do papa compromisso contra «fake news»

Imprensa Portuguesa de Inspiração Cristã afirma junto do papa compromisso contra «fake news»

Foto © AIC

A AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã afirmou hoje junto do papa, no Vaticano, o seu compromisso com a “verdade”, contra as ‘fake news’, e a determinação em “dar voz às periferias”.

Num documento entregue a Francisco, no final da audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro, a direção da AIC apontou ao trabalho em curso para criar mecanismos que ajudem os leitores a distinguir as notícias.

A direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã no Vaticano (da esqª para a dirª): o presidente, Paulo Ribeiro (do Jornal Alvorada, Lourinhã); o vice-presidente, Paulo Rocha (da Agência Ecclesia); o secretário, António Manuel Marques (Raio de Luz, Sesimbra); a tesoureira, Maria da Conceição Vieira (do Jornal da Família, Lisboa); o vice-presidente da Assembleia-Geral, padre Francisco Barbeira (jornal A Guarda) e o vogal António Gonçalves Rodrigues (Mensageiro de Bragança, Bragança) • Foto © AIC

“A AIC compromete-se a promover, junto dos seus associados, o esforço de procurar ajudar os seus leitores a distinguir o bem do mal, através da busca e identificação de fontes credíveis, da contextualização da realidade e interpretação correta dos factos do dia a dia, ajudando a combater as ‘fake news’ que intoxicam a sociedade”, lê-se no documento enviado à Agência Ecclesia.

Na mesma mensagem, a associação “reafirma o seu compromisso, junto dos seus 170 associados. em dar voz aos mais desprotegidos e a chamar a atenção dos decisores para as periferias”.

O papa saudou a comitiva da AIC, durante a audiência geral. “Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, especialmente os membros da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, de Portugal”, declarou Francisco na Praça de São Pedro.

No final da audiência, os responsáveis portugueses agradeceram pela sua inspiração, “dando voz a quem não a tem, às periferias”. Francisco respondeu, sublinhando que este é “sem dúvida, um trabalho difícil”.

A delegação da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã era constituída pelo presidente da direção, Paulo Ribeiro (Jornal Alvorada, Lourinhã); o vice-presidente, Paulo Rocha (Agência Ecclesia); a tesoureira, Maria da Conceição Vieira (Jornal da Família, Lisboa); o secretário, António Manuel Marques (Raio de Luz, Sesimbra); o vogal António Gonçalves Rodrigues (Mensageiro de Bragança, Bragança); e o vice-presidente da Assembleia-Geral, padre Francisco Barbeira (jornal A Guarda).

A direção da AIC quis assinalar esta audiência com uma placa comemorativa gravada em vidro, que evoca os 25 anos que a associação está a celebrar.

Foto © António Rodrigues/Mensageiro de Bragança

A delegação entregou também a Francisco uma inscrição em madeira que assinala 40 anos do programa ‘70×7’, emitido na RTP e da responsabilidade editorial do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

A obra em madeira, da autoria de Diamantino Abreu, foi entregue pelo jornalista Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia e vice-presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC).

A primeira emissão do programa ‘70×7’ aconteceu no dia 21 de outubro de 1979; depois do primeiro ano como programa quinzenal, passou a ser emitido todas as semanas, em novembro de 1980, no canal 1 da RTP, até ao nascimento das televisões privadas, passando nessa ocasião a ser transmitido na RTP2.

Para além da participação na audiência geral, está prevista também uma visita aos serviços de informação do Vaticano, à Biblioteca e Arquivo da Santa Sé e a congénere italiana da AIC.

A AIC representa cerca de 170 títulos de jornais e revistas, com uma tiragem média mensal de cerca de dois milhões de exemplares, entre os quais o jornal Folha do Domingo.

com Ecclesia

Verifique também

Menos de um ano depois do início da operação já não há trotinetes no Algarve

Dez meses depois de terem sido anunciadas como uma mais valia para a promoção da …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.