Pub

No próximo dia 30 de junho pelas 21h30 decorrerá em Tavira uma conversa em jeito de tertúlia com base na seguinte pergunta: “Papa Francisco: a revolução imparável?”

Inserida na atividade “Encontro com Autores” da Biblioteca Municipal de Tavira, estes dois autores estarão em conversa sobre os aspetos relevantes do atual pontificado que antes da eleição papal não seriam espectáveis.

Joaquim Franco é jornalista da SIC, com dedicação editorial ao fenómeno religioso. Investigador em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL). Coordenador e docente na Pós-graduação em Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais, na ULHT. É formador em Comunicação, Media e Religiões. Coordenador do Observatório para a Liberdade Religiosa. Ex-membro da Comissão Nacional Justiça e Paz. Cronista, autor de artigos sobre fenómeno religioso e mediático, ação e políticas sociais, e de livros como Papa Francisco – A Revolução Imparável (co-autoria António Marujo), Com franqueza…, Do Eu solitário ao Nós Solidário e Somos pobres mas somos muitos (co-autoria Frei Fernando Ventura), ou Leitura (im)possível de uma visita.

Maria Luísa Francisco é pós-graduada em Sociologia da Cultura e das Religiões e investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lecionou no Ensino Superior Público e Privado no Algarve. Criou o Núcleo de Reflexão de Universitários Católicos (NRUC) enquanto lecionou em Portimão, núcleo que teve como assistente o cónego José Pedro Martins. Participou, em representação dos docentes do Ensino Superior do Algarve, no Congresso “Igreja e Universidade” na Universidade de Roma La Sapienza, que culminou com um encontro dos participantes com o papa João Paulo II na residência de férias em Castelgandolfo. Autora da Agenda da Paz 2006 publicada pelas Edições Paulinas, prefaciada pelo bispo D. Januário Torgal Ferreira, tem promovido debates e tertúlias sobre diversas temáticas no Algarve.

No dia 30 de junho será possível a participação do público, tal como a aquisição do livro “Papa Francisco: a revolução imparável” da autoria de Joaquim Franco em co-autoria com António Marujo, publicado este ano.

Pub