Pub

O casal responsável no Algarve pelas Equipas de Nossa Senhora deteve-se na explicação da origem, missão e funcionamento daquele movimento e afirmou que a primeira equipa no Algarve foi formada em Faro, expandindo-se depois por toda a diocese. “O movimento convida à vida conjugal com Cristo, ao compromisso com Deus”, elucidaram, garantindo que “as Equipas de Nossa Senhora têm como finalidade demonstrar o quanto é bom viver de Deus, com Deus e para Deus”.

Explicando a metodologia da organização do movimento e o sentido de confidencialidade intrínseco aos membros das Equipas de Nossa Senhora, deixaram o desafio de fazer com que as equipas se desenvolvam no Barlavento do Algarve.

Já o representante do Sector Diocesano da Pastoral da Família (SDPF), o padre Henrique Varela, seu assistente, reforçou o pedido do cónego José Pedro Martins que tinha deixado um documento em ordem à implementação da Pastoral da Família nas paróquias e lançou um forte apelo à formação das Equipas Paroquiais da Pastoral Familiar como um “movimento de comunhão entre as próprias famílias” de cada comunidade paroquial. “Numa paróquia, a família deve ser promovida como família cristã. Há que valorizar a família cristã naquilo que ela tem de específico e que é a fé do casal”, frisou, mostrando ser “importante que as famílias aprendam a viver a fé como família”. “Se não há oração em casal, como é que esse casal pode ser sinal de família cristã?”, questionou, garantindo que “o valor da família cristã está na força da comunhão com Deus”.

Lembrando de que dia 15 de Maio, a Diocese do Algarve promove o Dia Diocesano das Famílias pediu que nessa ocasião a Equipa de Pastoral Familiar seja já uma realidade em cada paróquia.

A propósito deixou claro que “a primeira coisa que a Igreja pede a um casal cristão é que seja testemunha para os seus filhos”.

Informando da dissolução da Equipa Diocesana de Pastoral da Família que dinamizava o SDPF, explicou que “é preciso que haja casais que se disponham a aceitar este desafio”.

Clique na foto para ver outras fotos

Pub