Breves
Inicio | Igreja | Jovem algarvia diz estar a viver “grande experiência de vida” no noviciado em Roma

Jovem algarvia diz estar a viver “grande experiência de vida” no noviciado em Roma

Estando a partilhar o dia-a-dia com mais 19 noviças de cerca de sete nacionalidades diferentes (10 do primeiro ano e 9 do segundo), com idades compreendidas entre os 22 e os 40 anos, e com as mais distintas profissões – desde professoras, enfermeiras, médicas, educadoras sociais, químicas, entre outras – Linda Vieira define a experiência comunitária que está a viver como “uma escola de amor e de perdão”. “Aprendemos que também temos muitos defeitos e que amar e perdoar são a melhor solução, a começar por nós mesmas”, refere, acrescentando que tem “aprendido muito”, não obstante sentir que está apenas no “início do caminho”. “Sinto que há ainda tanto que aprender”, justifica.

Entres as companheiras de noviciado destaca a vivência de um “clima muito alegre e sereno”.

De resto, explica que o tempo de noviciado é dividido entre aulas em casa, com a superiora que aborda as “características do ser religiosa salesiana”, e as que são leccionadas numa escola inter-congregacional onde estudam “tudo aquilo que se relaciona com a vida consagrada em geral”. “Estudo, aprofundo temas, percebo cada vez melhor o que é isto de ser uma pessoa consagrada e identifico-me cada vez mais. Sinto naquilo que estudo uma exigência de vida que me encanta, ainda que nem sempre me sinta à altura”, explica a jovem algarvia, acrescentando perceber que se sente no “sitio certo”.

Para além do estudo, as jovens noviças têm também algumas saídas. “Nos últimos tempos temos tido vários encontros com outros jovens em formação, o que é bastante rico e bonito. Existem imensos jovens que pensam como eu em consagrar a vida a Deus”, testemunha Linda Vieira.

Relativamente ao futuro, a jovem algarvia deseja que o próximo ano “seja um ano de encontro com o amor e com a verdadeira felicidade” que na sua vida diz chamar-se Jesus Cristo. “Aquilo que mais em encoraja neste caminho nem sempre fácil é a certeza da presença e companhia deste Deus que agora se fez menino e que tem conduzido sempre a minha vida no caminho de felicidade. É a certeza de que Ele sempre está e estará na minha vida que me faz continuar sem medo e com alegria”, confessa.

Ainda que “não tenha a certeza do futuro”, Linda Vieira diz viver “plena e felizmente” o presente.

Verifique também

Paróquia de Alcantarilha tem novo pároco

A paróquia de Alcantarilha tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado pelo bispo do …