Breves
Inicio | Igreja | Jovens católicos algarvios desafiados a dar lugar à “Luz verdadeira” neste Natal

Jovens católicos algarvios desafiados a dar lugar à “Luz verdadeira” neste Natal

Advento_jovem_2017_vigararia_portimao (7)
‘Advento Jovem’ realizado na Luz de Lagos para a vigararia de Portimão • Foto © Samuel Mendonça

O Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve apresentou, uma vez mais, a proposta e os jovens católicos algarvios voltaram a responder positivamente.

Cerca de 470 jovens participaram assim no ‘Advento Jovem’, uma atividade proposta este ano sob o mote “Desligar as «luzes» artificiais para dar lugar à Luz verdadeira!”, a cada uma das quatro vigararias (grupos de várias paróquias) que constituem a diocese algarvia, que se destinou a jovens maiores de 16 anos, pertencentes a grupos a partir do 10º ano de catequese ou a movimentos juvenis, e que teve como finalidade levar os participantes a renovar o seu compromisso de acolher Jesus Cristo no Natal.

Assim, na passada sexta-feira à noite, a atividade, subordinada ao tema “Ao mundo falta luz… a tua luz!”, teve lugar na Luz de Lagos para os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Portimão.

Advento_jovem_2017_vigararia_portimao (6)
‘Advento Jovem’ realizado na Luz de Lagos para a vigararia de Portimão • Foto © Samuel Mendonça

O encontro, que contou com 58 jovens e 21 adultos, oriundos sobretudo das paróquias de Portimão e Monchique, teve início no salão paroquial Senhora da Luz, junto à igreja, com o visionamento do filme de animação ‘Lightheaded’ (2009).

Advento_jovem_2017_vigararia_portimao (11)
‘Advento Jovem’ realizado na Luz de Lagos para a vigararia de Portimão • Foto © Samuel Mendonça

O padre Frederico de Lemos, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Portimão, explicou que o filme desafia ao risco de deixar certezas e confortos para arriscar a fazer algo novo. “Como é que podemos levar a luz da nossa fé, a luz de Deus, para outros sítios que se calhar precisam mais de luz do que os sítios da nossa vida?”, interrogou o sacerdote jesuíta, interpelando à partilha e reflexão que se seguiu por três grupos (até aos 16 anos, maiores de 17 anos e adultos) com base nas seguintes perguntas: «que vontade já tive/tenho de me afastar de Deus (da sua luz)?»; «que coisas já comecei e fiquei pelo caminho? O que aconteceu?» e «como posso levar a luz de Deus aos outros?».

Advento_jovem_2017_vigararia_portimao (17)
‘Advento Jovem’ realizado na Luz de Lagos para a vigararia de Portimão • Foto © Samuel Mendonça

Encaminhados depois para a igreja, os jovens e adultos puderam protagonizar um momento de oração com adoração ao Santíssimo Sacramento, tendo cada um sido desafiado pelo padre Frederico de Lemos a “pôr o seu coração aos pés de Jesus” para que possa “ser luz”. “Quando somos luz, estamos a ser uma imagem de Deus”, destacou. Ali, diante do sacramento da eucaristia, procuraram dar resposta a três perguntas depois da escuta de uma passagem do evangelho de São Mateus (Mt 5, 13-16): «o que é que na minha vida compete com Deus?», «quem é que quero que ganhe nessa competição?» e «o que é que tenho que fazer para concretizar o que quero?».

Advento_jovem_2017_vigararia_portimao (24)
‘Advento Jovem’ realizado na Luz de Lagos para a vigararia de Portimão • Foto © Samuel Mendonça

Após a oração, seguiu-se uma ceia partilhada no salão paroquial.

Na mesma noite, cerca de 200 jovens das paróquias que constituem a vigararia de Faro e cerca de 180 das paróquias que constituem a vigararia de Loulé reuniram-se, respetivamente, na catedral da Faro e na igreja de Almancil para realizarem também o ‘Advento Jovem’. Os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Tavira reuniram-se no último sábado na igreja de Altura, tendo estado presentes cerca de 30 participantes.

O tempo litúrgico do Advento é constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.

Verifique também

Há 60 anos falecia em acidente de viação o padre José Gomes da Encarnação

Cumprem-se hoje 60 anos da trágica morte do padre José Gomes da Encarnação, antigo administrador …