Breves
Inicio | Igreja | Jovens católicos algarvios desafiados à santidade na preparação para o “encontro” com Cristo no Natal

Jovens católicos algarvios desafiados à santidade na preparação para o “encontro” com Cristo no Natal

Advento_jovem_paderne (15)
Advento Jovem em Paderne

Quase 550 jovens católicos do Algarve participaram na sexta-feira e no sábado no ‘Advento Jovem’, uma atividade promovida pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve para assinalar a entrada no tempo litúrgico do Advento.

A iniciativa, proposta a cada uma das quatro vigararias (circunscrições eclesiásticas das quais fazem parte várias paróquias) que constituem a diocese algarvia sob o tema “Prepara o teu berço”, destinou-se a jovens maiores de 16 anos, pertencentes a grupos a partir do 10º ano de catequese ou a movimentos juvenis, e teve como finalidade, partindo da proposta de santidade de vida, levar os participantes a renovar o seu compromisso de acolher Jesus Cristo no Natal.

Recorde-se que o programa pastoral da Diocese do Algarve para este ano de 2014/2015 tem como lema “Chamados à Santidade”.

Advento_jovem_montenegro (2)
Advento Jovem no Montenegro

Assim, os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Faro reuniram-se sem medo da chuva na sexta-feira à noite na igreja da paróquia do Montenegro para percorrer “Os Caminhos do Advento”, tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico. Após a apresentação das paróquias, realizou-se uma celebração da palavra, na qual o padre Pedro Manuel apresentou 12 caminhos possíveis de reflexão e preparação para o nascimento de Cristo: conhecimento, acolhimento, equilíbrio, lealdade, delicadeza, alegria, respeito, coragem, esperança, fé, perseverança e generosidade.

Advento_jovem_montenegro (3)
Advento Jovem no Montenegro

A cada participante coube um cartão de cada um desses caminhos, no qual escreveu uma frase partindo da interpelação feita pelo sacerdote. Divididos por grupos de acordo com as cores dos cartões, os jovens terminaram os presépios iniciados nas paróquias e escolheram uma das suas frases para lhe colocar, tendo os mesmos sido entregues a 12 instituições, estabelecimentos comerciais e famílias da paróquia do Montenegro na sessão que teve lugar no anfiteatro da Escola EBI/JI local, após a qual decorreu uma ceia de encerramento.

No sábado, os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Loulé reuniram-se à tarde no Pavilhão Desportivo de Paderne para a atividade sob a orientação do padre António de Freitas, subordinada ao tema “Prepara o teu berço: Jesus vai nascer”. Após o visionamento de um filme, procuraram, através dos personagens e dos santos próprios do tempo de Natal, descobrir como viver este tempo de Advento e qual o modo de preparar a vida para acolher Jesus.

Os jovens realizaram um peddy-paper que passou pela igreja num momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Num outro momento foram convidados a descobrir e escrever a biografia do santo que estavam a tratar e numa outra ocasião a preparar um momento dinâmico de teatro, mimica ou música sobre a vida do santo que lhes coube.

Advento_jovem_paderne (6)
Advento Jovem em Paderne

A atividade terminaria no Centro Comunitário de Paderne, onde cada grupo visitou e entregou uma flor a um idoso, seguindo-se o plenário onde foram apresentadas as peças e a oração de encerramento. Em Paderne, a iniciativa teve ainda uma vertente solidária, uma vez que os jovens foram convidados a levar bens de primeira necessidade para crianças – entre os quais alimentos, artigos de puericultura, roupas e livros – que foram doados ao Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos” da Casa da Primeira Infância, em Loulé.

No sábado à noite, os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Portimão reuniram-se na igreja matriz de Estômbar para um encontro que teve início com a celebração da eucaristia, presidida pelo padre Miguel Ângelo Pereira. O sacerdote destacou o Advento como “tempo de preparação e de interiorização”. “Estamos a preparar-nos para acolher Jesus com um coração limpo e disponível”, explicou, desafiando os jovens a levar outros a “conhecerem a alegria de serem cristãos”. “Isso é ser-se santo! Ser-se santo é aceitar o desafio de Cristo de que é possível viver a sua palavra e levar em frente aquilo que Ele nos disse”, complementou.

Advento_jovem_estombar (11)
Advento Jovem em Estômbar © Samuel Mendonça

“Temos que ser cristãos a sério e sinal do amor de Deus dentro e fora da igreja. Isso é ser-se santo! Isso é viver o batismo! Ser-se santo não é uma coisa do passado. Precisamos de gente, no meio onde se encontram, saibam ser santos”, completou. Considerando a santidade como “um desafio”, aludiu à “disponibilidade de coração para amar os outros”. “Que a santidade não seja uma coisa para os outros, mas para mim, para cada um de nós”, exortou.

Após a eucaristia, que foi também concelebrada pelos padres Jesús Ejocha e José Manuel Pacheco, teve lugar naquele espaço a apresentação da vida dos diversos santos, escolhidos por cada uma das paróquias presentes. Os eleitos nas intervenções que incluíram encenações, canções e apresentação de cartazes foram a beata Chiara Luce, Santo Inácio de Loiola, São Pedro Gonçalves, São Tarcísio, Santo António Maria Claret, São Sebastião e São Tiago.

Advento_jovem_estombar (16)
Advento Jovem em Estômbar © Samuel Mendonça

Os jovens elaboraram ainda um conjunto de “regras de vida” com vista à vivência de um caminho de santidade, a começar neste Advento, que será apresentado ao clero da vigararia e ao bispo do Algarve na próxima reunião de vigararia como proposta da juventude daquelas paróquias. “Despojamento das coisas do mundo; seguir o caminho de Jesus; vigiar e estarmos atentos aos sinais que Deus nos dá; viver o nosso batismo; em tudo amar e servir; ser fiel a Deus; e viver mais a oração” foram os pontos incluídos. “Os vossos párocos hão-de vos recordar isto para viverem este compromisso na vossa vida”, advertiu o padre Miguel Ângelo.

Na vigararia de Tavira, a atividade não se realizou.

Verifique também

Há 60 anos falecia em acidente de viação o padre José Gomes da Encarnação

Cumprem-se hoje 60 anos da trágica morte do padre José Gomes da Encarnação, antigo administrador …