Pub

A iniciativa, realizada em cada uma das quatro vigararias (circunscrições eclesiásticas das quais fazem parte várias paróquias), destinou-se a jovens maiores de 16 anos, pertencentes a grupos a partir do 10º ano de catequese ou a movimentos juvenis.

Em Olhão, cerca de 200 jovens das paróquias da vigararia de Faro reuniram-se no salão do Centro Paroquial. Após o acolhimento das paróquias presentes, os jovens foram convidados a responder por escrito à pergunta “O que é a fé?”. Os papéis com as respostas foram colocados dentro de balões que foram depois redistribuídos aleatoriamente para a constituição de grupos segundo as cores dos papéis inscritos. Por grupos, os jovens refletiram então sobre a resposta que coube a cada um.

Mais tarde, introduzidos e inspirados pelo exemplo da vida de Nossa Senhora, ouviram testemunhos de três pessoas. Um vídeo sobre a forma como Chiara Luce Badano, beatificada pelo Papa Bento XVI em Setembro de 2010, acolheu a doença súbita que levou a falecer com apenas 19 anos, interpelou os jovens. Seguiu-se o testemunho de Henrique Coelho, da comunidade do Patacão da paróquia de São Pedro de Faro, que explicou aos seus coetâneos a importância da espiritualidade da Comunidade Ecuménica de Taizé, na França, na sua caminhada cristã. Por último, o padre Pedro Manuel, que orientou o encontro, apresentou o testemunho da sua vocação.

Seguiu-se então uma celebração na igreja matriz, marcada pelo símbolo da luz, no final da qual, o padre Pedro Manuel aludiu ao significado daquele encontro. “A partir de amanhã [sábado], nas nossas vidas, teremos uma palavra que nos vai convidar para a receção imediata de um Jesus que vai nascer. Este Jesus já quis preparar hoje o berço, a manjedoura, na vida de cada um de nós. Vamos esta noite mais reconfortados pelo facto de termos fé e desejarmos que a nossa fé tenha, a cada dia que passa, mais sentido na nossa vida e seja na vida dos nossos irmãos um maior testemunho das coisas que hoje já estamos a viver”, afirmou.

Nas restantes três vigararias, o ‘Advento Jovem’ realizou-se no sábado (1 de dezembro), embora com um programa diferente preparado pelos responsáveis de jovens de cada uma das zonas. Para as paróquias da vigararia de Loulé, o encontro teve lugar no Centro Paroquial daquela cidade, para as paróquias da vigararia de Portimão realizou-se em Vale Rei – Lagoa e para as paróquias da vigararia de Tavira decorreu em Altura.

Samuel Mendonça

Pub