Pub

De 5 a 11 de agosto, cerca de 40 jovens de Faro, Lisboa, Minde, Leiria e Porto, pertencentes à Juventude Franciscana (JuFra) participaram, no concelho de Alcoutim, na Semana do Irmão, subordinada ao tema “Obras de Fé, montes de Caridade!”.

Esta iniciativa nacional –, uma semana em que os membros da JuFra se dedicam aos mais necessitados –, foi desta vez organizada pelo grupo franciscano algarvio, “Sóis de Bênção”, em colaboração com o Secretariado Nacional e precedido do Encontro Plenário, nos dias 3 e 4 de agosto, que teve como objetivo avaliar o realizado no ano que terminou e programar o próximo.

Recorde-se que o grupo algarvio da JuFra promove, há vários anos, um trabalho missionário de voluntariado naquela zona do nordeste algarvio.

Os jovens dividiram-se então por quatro grupos que ficaram alojados em Alcarias, Martim Longo, Pessegueiro e Vaqueiros, trabalhando aí e nos “montes” próximos –, como são designadas as pequenas povoações isoladas no interior do nordeste algarvio – sempre em contacto com as populações locais.

Sendo que os grupos de Martim Longo e Vaqueiros trabalharam mais diretamente com os respetivos centros paroquiais, ao longo dos sete dias, os jovens visitaram idosos e doentes, promoveram momentos de oração e a recitação do terço, prepararam e animaram celebrações da eucaristia, partilharam dinâmicas com crianças e jovens, ajudaram nos trabalhos agropecuários e nas lides diárias, procurando levar o “espírito franciscano a quem o quis abraçar”.

“Foram dias de entrega, alegria, vontade de dar mais. Crescemos com os momentos de maior força e com os de algum cansaço. Em grupo, planeámos uma semana que não passou indiferente a nenhum de nós”, partilharam alguns dos participantes.

Os jovens foram acompanhados pela irmã Maria do Céu, assistente espiritual da JuFra, Fpf e do frei José Quintã, na altura assistente espiritual do grupo “Sóis de Bênção”

Samuel Mendonça

Pub