Das iniciativas promovidas pela Igreja Católica para celebrar o Ano Santo de 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, aquela que contará com maior participação de algarvios será o Jubileu dos Jovens que decorrerá de 28 deste mês a 03 de agosto em Roma (Itália).

Serão 367 os algarvios presentes, um número que surpreendeu mesmo o Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve que organiza a participação. “Inicialmente tínhamos planeado 150 lugares, tendo em conta o histórico, mas tivemos de reformular toda a logística”, explicou ao Folha do Domingo o coordenador daquele organismo.

João Costa considera que a numerosa participação algarvia é fruto do “trabalho do Espírito Santo”, mas também da vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, em que participaram cerca de mil algarvios, e ainda de um sentido de “unidade diocesana” que diz ser “revelador de um trabalho de anos não só desta equipa da Pastoral Juvenil, mas de muitas equipas” anteriores e também do trabalho dos animadores dos grupos de jovens.

“É uma expressão muito grande daquilo que foi a JMJ, após a qual houve a criação de muitos grupos de jovens”, acrescenta, realçando que na participação algarvia para o Jubileu dos Jovens “existe uma grande heterogeneidade diocesana”. “Esta heterogeneidade significa muito aquilo que foi a semente lançada na JMJ, que apesar de cair em terra diferente toda essa terra foi boa e tem dado muitos frutos. Podemos estar felizes porque o Espírito Santo tem feito maravilhas aqui nas nossas terras”, considera.

Portugal conta levar ao Jubileu dos Jovens em Roma um total de mais de 11.000 participantes.