Pub

Já foi publicado o livro comemorativo dos 25 anos de existência do Coro Juvenil de São Pedro do Mar, da paróquia de Quarteira.

A publicação, com 116 páginas, tem como título ‘Coro Juvenil de São Pedro do Mar – 25 anos ao Serviço’ e evidencia a evolução do grupo ao longo dos anos. Dele constam testemunhos de antigos e atuais membros do coro, bem como de outras pessoas próximas do mesmo. Salienta-se um artigo do próprio fundador, o padre Licínio Cardoso, bem como outro de carácter formativo, de autoria do cónego José Pedro Martins, conhecido compositor da Diocese do Algarve.

Para além da evolução do coro ao longo dos anos, a obra também faz referência à ‘Escola de Música Padre Elísio Dias’, como apoio ao coro, bem como à participação dos jovens da paróquia de Quarteira em festivais diocesanos ou escutistas.

Sendo este coro também conhecido pela divulgação das suas atividades nas redes sociais (Youtube e Facebook), algumas páginas são dedicadas às opiniões partilhadas por terceiros.

Da publicação constam igualmente diversas partituras de cânticos litúrgicos e de mensagem, compostos por membros do coro, bem como a partitura do Hino de São Pedro do Mar, composto pelo padre Miguel Carneiro para a inauguração da igreja em 1995.

Capa do CD

Integrado nas comemorações das bodas de prata da igreja de São Pedro do Mar, no mês de agosto deste ano foi lançado o CD ‘Firmes na Fé’, que é igualmente abordado neste livro.

Estes capítulos encontram-se documentados com algumas dezenas de fotografias relativas às diversas atividades na igreja de São Pedro do Mar e noutros âmbitos.

Coro Juvenil de São Pedro do Mar com o padre António Cartageno

“O livro é assim um singelo contributo para o registo histórico da cidade e da paróquia de Quarteira, do concelho de Loulé e da própria Diocese do Algarve”, refere uma nota de imprensa enviada ao Folha do Domingo, acrescentando que “o coro agradece os diversos contributos da comunidade quarteirense ao longo dos anos, bem como o indispensável apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira para a publicação desta obra”.

Fundado pelo padre Licínio Cardoso em dezembro de 1995, o grupo é desde essa altura coordenado por Sílvia Espadinha, tendo mantido a sua atividade sem interrupção. Atualmente, é composto por cerca de 30 elementos com idades compreendidas entre os 5 e os 56 anos.

É o coro residente na igreja de São Pedro do Mar e tem como principal objetivo ajudar na celebração das Eucaristias naquela igreja, mas colabora pontualmente em celebrações noutras igrejas do Algarve. Frequentemente é também convidado para a animação de diversas iniciativas diocesanas. Por diversas vezes participou também em eventos promovidos pela Junta de Freguesia de Quarteira e tem promovido intercâmbios com outros coros juvenis do Algarve e de outras regiões.

Pub