Breves
Inicio | Cultura | Livro sobre “O Homem nos escritos de S. Francisco de Assis” foi apresentado em Faro

Livro sobre “O Homem nos escritos de S. Francisco de Assis” foi apresentado em Faro

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Teve lugar no Museu Municipal de Faro, antigo mosteiro franciscano de Nossa Senhora da Conceição das irmãs clarissas, a apresentação de um livro do frei Álvaro da Silva, sacerdote franciscano natural de Olhão, sobre a antropologia teológica nos escritos de São Francisco.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A publicação, intitulada “O Homem nos escritos de São Francisco de Assis” e apresentada na última sexta-feira à noite, resultou da tese de doutoramento em Teologia Sistemática concluída pelo sacerdote franciscano na Universidade Católica Portuguesa em outubro de 2013.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O padre António Manuel Martins que introduziu a obra, apresentando uma conferência sobre a “Dimensão antropológica no franciscanismo”, explicou que o autor “teve o atrevimento de ir aos escritos de São Francisco” fazer uma reflexão no âmbito da antropologia teológica, “uma área da teologia que procura, com o «equipamento» da razão, da inteligência e da reflexão, decifrar a condição humana, segundo a vontade de Deus, a partir de Jesus Cristo”.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O padre António Martins explicou que o “trabalho de reconhecido resultado e êxito académico” procura abordar três dimensões da antropologia teológica: “o homem na sua origem, o homem na sua condição humana, o homem no seu destino”. “É um trabalho que se cumpre no espartilho típico dos trabalhos académicos” e que foi feito por “um percurso sinuoso de avanços e recuos”, acrescentou o sacerdote, lembrando a obediência ao “rigor metodológico” de uma estrutura. “Foi um «parto» de resistência, determinação e de uma grande capacidade de trabalho.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

É um «filho» que ele coloca nos nossos braços de leitor para o abrirmos, lendo e o acarinharmos”, afirmou o padre António Martins.

O frei Álvaro da Silva, que disse ter voltado à universidade “com 30 anos de «franciscanismo»”, reconheceu que a missão não foi fácil como pensava à partida e disse que o livro, antes de ser um trabalho académico, resulta da sua “condição de franciscano”. “Foi por eu ser franciscano que me pus a fazer isto”, explicou.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O sacerdote afirmou que “o Homem, para Francisco, é o Homem bíblico, é o Homem da criação do Génesis, aquele que Deus criou depois de ter criado todas as coisas como a melhor obra das suas mãos”. “Neste texto há uma constatação do Homem bíblico que impressiona Francisco”, destacou, lembrando que o santo de Assis continua a ser um “desafio para muita gente, dentro e fora da Igreja, para a arte, para os literados, cineastas e pintores”.

A publicação, à venda na livraria Paulinas, em Faro, será apresentada em Lisboa no próximo dia 20 deste mês.

O frei Álvaro da Silva foi ordenado em julho de 1986 e atualmente é o assistente nacional do movimento Esperança e Vida.

Verifique também

Albufeira, Loulé, Silves e Universidade do Algarve preparam candidatura a geoparque mundial

Preservar um território que mostra a evolução geológica da terra durante 360 milhões de anos …