Breves
Inicio | Sociedade | Loulé aprova anteprojeto de arquitetura para nova sede regional do INEM

Loulé aprova anteprojeto de arquitetura para nova sede regional do INEM

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O anteprojeto de arquitetura e especialidades para as novas instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no Algarve, em Loulé, um investimento de 1,5 milhões de euros, foi aprovado em sessão de câmara, informou na quarta-feira o município.

A Câmara de Loulé aprovou “por unanimidade” o anteprojeto apresentado pelo arquiteto David Leonel dos Santos Ribeiro, destinado ao edifício que vai ser “criado de raiz” à “saída da cidade, junto ao nó da A22 [Via do Infante]”, para acolher os serviços regionais do INEM, com um custo estimado de 1,5 milhões de euros, revelou a autarquia em comunicado.

O edifício vai estar localizado na “cidadela de proteção e segurança do Algarve”, onde também estão “outros equipamentos como o quartel de Bombeiros Municipais, o heliporto onde está em permanência o helicóptero do INEM e as futuras instalações do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro [de Faro] da Autoridade Nacional da Proteção Civil”.

O projeto aprovado pela Câmara de Loulé, que suporta o custo total da obra, orçada em 1, 5 milhões de euros, prevê que as instalações do INEM tenham “um conjunto de valências que irão promover o desenvolvimento e consolidação de sistemas e meios de emergência”.

As instalações vão também ter um centro de dados, “camaratas, refeitório e balneários, Centro de Formação, Gabinete da Coordenação Regional, Gabinete de Coordenação de Enfermagem, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), Centro de Atendimento a Chamadas de Emergência e Gabinete de Apoio ao CODU”.

Segundo a autarquia, este novo edifício tem “um âmbito regional” e vai “servir todo o Algarve, contribuindo para que o INEM possa cumprir a sua missão com mais eficácia”, dando garantia de assistência “adequada às vítimas de acidente e de doença súbita”.

“No exterior, prevê-se um estacionamento coberto com pontos de carregamento para viaturas elétricas, assim como lugares para parqueamento de bicicletas e motociclos”, acrescentou.

As novas instalações do INEM vão ser construídas ao abrigo de um contrato de cooperação assinado em maio de 2018 entre o município de Loulé e o INEM e a sua entrada em funcionamento deverá acontecer até final de 2020.

Verifique também

Paróquia e a freguesia de Sagres celebraram 500 anos de criação

A paróquia e a freguesia de Sagres celebraram ontem os 500 anos da sua criação. …