Pub

Loule_cidade_europeia_desporto_2015O vice-presidente da Câmara de Loulé, Hugo Nunes, disse ontem à Lusa que a autarquia está empenhada na construção de um programa vencedor para obter a distinção de Cidade Europeia do Desporto 2015, estratégica para o concelho.

A candidatura do município foi aceite em junho de 2013 pela Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe), cujos responsáveis deverão visitar Loulé no próximo trimestre para avaliar o programa, que compete com as candidaturas de outras cidades como Torino (Itália) e Cracóvia (Polónia).

“Aquilo que nos move é o dar visibilidade ao muito que se faz já no concelho em termos desportivos, mostrar a qualidade dos praticantes e tentar ganhar novos praticantes”, explicou Hugo Nunes, admitindo que, caso a candidatura de Loulé seja escolhida, o concelho irá ter maior visibilidade internacional.

Além da preparação do programa da candidatura com os parceiros normais, o vice-presidente da Câmara de Loulé disse estar a receber propostas para dinamizar modalidades tradicionais e mais recentes que ainda não são praticadas no concelho e no Algarve.

“Procuraremos abranger o maior número possível de modalidades”, disse Hugo Nunes, admitindo que, ainda que o foco da candidatura esteja na promoção da prática desportiva, ela permite dar visibilidade àquele concelho com forte atividade turística e às suas condições para a prática desportiva normal e competitiva.

“A cidade europeia do desporto pode dar tanto às nossas infraestruturas como ao nosso território”, comentou o responsável.

O concelho recebe com frequência estágios de seleções de vários países e modalidades.

De acordo com os dados divulgados pela autarquia, o concelho dispõe de 241 equipamentos desportivos, 137 dos quais públicos – incluindo espaços desportivos escolares – e 104 equipamentos privados, registando uma média de utilização mensal de 50 mil utentes.

A prática desportiva do concelho é impulsionada por cerca de 55 coletividades cuja atividade se dispersa por 40 modalidades e envolve perto de oito mil praticantes, 4.421 dos quais são atletas federados.

A cidade europeia do desporto de 2014 é a Maia (Norte). A cerimónia de abertura do programa está marcada para este sábado e contará com a presença do primeiro-ministro.

A distinção Cidade Europeia do Desporto é atribuída pela ACES Europe a cidades com uma população entre os 25 mil e os 499.999 habitantes e visa reconhecer as autarquias europeias que se diferenciam pela qualidade e empenho da sua ação no desenvolvimento do desporto e promover boas práticas neste setor em toda a Europa.

Pub