Inicio | Sociedade | ‘Luz da Paz’, vinda do local do nascimento de Jesus, volta ao Algarve

‘Luz da Paz’, vinda do local do nascimento de Jesus, volta ao Algarve

Luz_paz_belem_2014_faro (2)
Foto © Samuel Mendonça

A ‘Luz da Paz’, trazida da igreja da Natividade, em Belém (Palestina), o local atribuído ao nascimento de Jesus, regressa ao Algarve antes do Natal e estará presente nas paróquias de Albufeira, São Luís e São Pedro de Faro.

A tradição da ‘Luz da Paz’ foi iniciada há cerca de 25 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena, a distribui-la pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Desde 1990 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 25 países.

Assim, na próxima sexta-feira, dia 18, uma delegação de dirigentes do Agrupamento 98 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e de membros da comunidade do Patacão da paróquia de São Pedro de Faro desloca-se novamente a Espanha para trazer, pelo quarto ano consecutivo, a ‘Luz da Paz’. Pelas 23.30h, o luzeiro será recebido na igreja de São Luís, em Faro, onde terá lugar uma celebração aberta a todas as pessoas que nela queiram participar. No final da celebração, a luz oriunda de Belém será distribuída a todos quantos a quiseram levar nas suas lamparinas, lanternas ou candeias para suas casas, paróquias, instituições, movimentos, organizações, associações ou grupos.

No sábado, dia 19, a ‘Luz da Paz’ marcará ainda presença na celebração da eucaristia das 18h, na igreja de São Pedro, no final da qual será entregue.

A ‘Luz da Paz’ é também, há 10 anos, recebida em Albufeira, no âmbito do Acordo de Geminação que a cidade mantém com a sua congénere austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade.

Albufeira vai acolher a chama numa celebração a realizar também no sábado, pelas 18h, na igreja matriz, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos da Silva e Sousa, e do cônsul honorário da República da Áustria no Algarve, Nelson de Melo, após a qual permanecerá no edifício dos Paços do Concelho, no primeiro andar, à disposição de quem queira ir ali acender a sua própria vela.

Verifique também

PJ detém militar suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho de Tavira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na quinta-feira, de um militar de 25 …