Breves
Inicio | Igreja | Luz de Lagos acolheu manifestação pública da campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ (com fotos)

Luz de Lagos acolheu manifestação pública da campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ (com fotos)

Antes dessa marcha pela paz, o presidente da Cáritas do Algarve destacou o objetivo da iniciativa, sublinhando a importância dos três valores que lhe subjacentes. Carlos de Oliveira explicou ainda que “o fruto da venda das velas reverte para aqueles que são vítimas do flagelo do desemprego que assola o Algarve de uma maneira muito forte”. “Somos a região do país com mais desempregados e queremos, todos juntos, dar uma resposta de solidariedade para com estes nossos irmãos que vivem momentos difíceis”, sustentou.

Recorde-se que a edição deste ano da campanha volta a ajudar no combate à crise. Das receitas conseguidas com a venda de velas, 65% reverterão para a Cáritas Diocesana do Algarve e os restantes 35% serão canalizados para a construção da Casa Familiar Rural de Santarém, na região da Amazónia (Brasil), com vista à promoção da educação local.

O vigário geral da Diocese do Algarve, em representação do bispo diocesano (ausente na visita pastoral às paróquias de Luz de Tavira e Santo Estêvão e à capelania de Santa Luzia), explicou que a campanha teve origem num gesto de reconciliação entre povos de duas localidades francesas vizinhas e evidenciou que “a paz começa pela partilha, pela justiça e pelo amor”. O padre Firmino Ferro considerou que a ação para a obtenção destes valores deve congregar todas as forças da sociedade.

Antes da caminhada de 10 minutos, benzeram-se e acenderam-se as velas de cada participante na vela trazida de Fátima, que foi entregue àquela comunidade paroquial no passado domingo (9 de dezembro) e o pároco da Luz de Lagos, o padre José Manuel Pacheco, explicou que, durante esta semana, o círio percorreu as três comunidades daquela paróquia.

Chegados ao adro da igreja paroquial, houve um momento simbólico com o acendimento de uma estrela de grandes dimensões e a visualização de uma projeção, seguindo-se a celebração eucarística, presidida pelo vigário geral da diocese algarvia.

Na homilia, o padre Firmino Ferro destacou a necessidade de conversão de vida para a consecução dos valores da paz, justiça e amor e lamentou que a Europa tenha caído no “individualismo”. “Este individualismo mata a nossa vida, a nossa comunidade e a nossa fé cristã”, advertiu.

No final da celebração, o presidente da Cáritas algarvia agradeceu pela adesão “desde a primeira hora” das paróquias do concelho de Lagos àquela iniciativa e a noite teve continuidade com um convívio em Almádena, onde decorreu ontem um almoço com cerca de 50 carenciados e outros membros da paróquia da Luz de Lagos, integrado no programa desta iniciativa.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o selecionador nacional de futebol, Paulo Bento, o ator Nicolau Breyner e a cantora Luísa Sobral dão este ano a cara pela campanha de natal da Cáritas Portuguesa na televisão, através da RTP2, TVI e SportTv, e desafiam os portugueses à solidariedade.

A Caritas convida ainda cada português a acender uma vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.

Nesta décima edição, a Cáritas Portuguesa avançou ainda para a disponibilização gratuita do jogo ‘10 Milhões de Estrelas’, compatível com o sistema Android e IOS.

As velas estão à venda desde o início de novembro, em diversas escolas do país, nas Cáritas Diocesanas e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que sucedeu em 2011, e podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro ou quatro euros (pack de quatro velas que contém um presépio para pintar).

Samuel Mendonça

Verifique também

Sínodo para a Amazónia foi “laboratório do que se pretende para a Igreja e para o mundo” [c/vídeo🎦]

O teólogo Juan Ambrosio considera que a Amazónia “é um laboratório do que o papa …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR