Inicio | Igreja | Luz do local do nascimento de Jesus chegou a Albufeira e foi partilhada com mensagem de paz (com fotos)

Luz do local do nascimento de Jesus chegou a Albufeira e foi partilhada com mensagem de paz (com fotos)

A tradição da ‘Luz da Paz’ foi iniciada há cerca de 20 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças deficientes e pessoas carenciadas promovida pela televisão pública austríaca. Desde então, todos os anos uma criança austríaca é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada em Viena, a distribui-la, acompanhada de uma mensagem de paz, pela Europa. Desde 1990 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 25 países.

No final da celebração em Albufeira, presidida pelo pároco, o cónego José Rosa Simão, e participada pelos agrupamentos de Albufeira e Paderne do Corpo Nacional de Escutas (entre elementos de outros agrupamentos escutistas do Algarve), a ‘Luz da Paz’ foi distribuída a todos quantos a quiseram levar nas suas lamparinas, lanternas ou candeias para suas paróquias, casas, instituições, movimentos, organizações, associações ou grupos.

A ‘Luz da Paz’ é recebida em Albufeira no âmbito do Acordo de Geminação que a cidade mantém com a sua congénere austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade, resultante do envolvimento institucional entre o município de Albufeira, o Consulado Honorário da Áustria no Algarve e a cidade austríaca.

“O município orgulha-se de se associar, uma vez mais, a esta cerimónia, que é já uma tradição da quadra natalícia. Continuamos empenhados em trazer para Albufeira este símbolo da fraternidade, como forma de reforçar a nossa espiritualidade nesta época festiva”, salientou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “no dia 1 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Paz, o que confere ainda mais significado à presença deste símbolo no concelho”.

A ‘Luz da Paz’ vai permanecer no edifício dos Paços do Concelho, no primeiro andar, até ao dia 6 de janeiro, Dia de Reis, para que todos quantos queiram, possam acender uma vela pela Paz no mundo.

No último sábado, a ‘Luz da Paz’ foi igualmente recebida na capela do mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão (concelho de Faro).

Verifique também

Peregrinação desafiou famílias das paróquias da vigararia de Loulé a serem “evangelizadoras do amor”

As famílias das paróquias que constituem a vigararia de Loulé peregrinaram no passado sábado a …