Breves
Inicio | Desporto | Michal Kwiatkowski vencedor da Volta ao Algarve pela segunda vez

Michal Kwiatkowski vencedor da Volta ao Algarve pela segunda vez

Foto © Luís Forra/Lusa

O polaco Michal Kwiatkowski (Sky) venceu ontem pela segunda vez a Volta ao Algarve em bicicleta, ao ganhar a quinta e última etapa, que ligou Faro ao alto do Malhão (Loulé), na distância de 173,5 quilómetros.

Vencedor da edição de 2014, Kwiatkowski impôs-se na subida final ao português Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo), por quatro segundos, e ao belga Serge Pauwels (Dimension Data), por oito, depois de terem integrado uma fuga bem-sucedida.

Geraint Thomas, também da Sky, partiu para a última etapa com a camisola amarela e uma vantagem de 19 segundos em relação ao seu colega de equipa, mas o campeão do mundo de 2014 anulou a diferença e ainda terminou com um 1.31 minutos de avanço sobre o britânico, vencedor em 2015 e 2016, enquanto o norte-americano Tejay Van Garderen (BMC) foi o terceiro, a 2.16.

À partida de Faro poucos acreditariam que Thomas perdesse os 19 segundos de vantagem para o colega e muito menos que o polaco pudesse atacar a liderança do galês.

Contudo, logo aos 15 quilómetros, formou-se uma ‘gigantesca’ fuga, com 31 elementos, entre os quais Kwiatkowski. Podia pensar-se que seria uma tática para obrigar as outras equipas a trabalhar na frente do pelotão.

No entanto, era a própria Sky que controlava o ritmo na frente do pelotão, sem nunca conseguir que a fuga estivesse a menos de 3.30 minutos e com o andar dos quilómetros começou a perceber-se que o vencedor da ‘Algarvia’ em 2014 se tornava, a pouco e pouco, o grande candidato à vitória final.

Nelson Oliveira (Movistar), terceiro à partida para a derradeira etapa, acabou na décima posição, a 2.54, mas foi o melhor português da 44.ª edição da Volta ao Algarve.

Verifique também

Jackson Martinez, apresentado no Portimonense, quer retribuir oportunidade de relançar carreira

O avançado colombiano Jackson Martinez, foi apresentado no passado dia 12 deste mês como reforço …