Inicio | Sociedade | Misericórdia de Albufeira celebra 520 anos com programa de atividades

Misericórdia de Albufeira celebra 520 anos com programa de atividades

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira celebra 520 anos e vai realizar, na próxima sexta-feira, 31 de maio, as comemorações do seu aniversário. Sob o mote “520 anos ao serviço da comunidade”, a instituição promove um programa diversificado de atividades para assinalar a efeméride.

A cerimónia solene, que dará início as comemorações, decorrerá pelas 11h00, na igreja matriz. A celebração eucarística será presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

No período da tarde, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe a conferência “(Des)Construindo o papel das Misericórdias: desconstruir mitos para construir o futuro”. Com início marcado para as 14h14, a iniciativa pretende promover o debate em torno de múltiplas questões relacionadas com o passado, o presente e o futuro das Misericórdias.

A conferência ambiciona conjugar olhares e experiências díspares, ajudando os participantes a aproximar-se e compreender as realidades das Santas Casas, reconhecer a atualidade da sua missão, com vista a perspetivar estratégias de intervenção futura.

A primeira intervenção, titulada “O papel das Misericórdias: Ontem, Hoje e Amanhã”, terá como orador Manuel de Lemos. O presidente da União das Misericórdias Portuguesas abordará a evolução das Misericórdias, desde sua criação em Portugal e seus desdobramentos até os nossos dias.

Posteriormente, a mesa-redonda “Sustentabilidade e inovação: um compromisso de futuro” contará com a participação de António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto; Helena de Freitas, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve; José Simões de Almeida, advogado e ex-secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social; e Michael de Pina Batista, provedor da Misericórdia Penalva do Castelo. O painel será moderado por Patrícia Seromenho, provedora da Misericórdia de Albufeira, e pelo jornalista e escritor algarvio Neto Gomes.

Os representantes de Misericórdias e entidades cooperantes refletirão sobre novos paradigmas que se colocam a estas seculares instituições na prestação de serviço aos seus utentes.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Margarida Flores, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, marcarão presença na sessão de encerramento.

A participação na conferência é gratuita e sujeita a inscrição que deverá ser enviada para email conferencia520anos@gmail.com.

Destinado aos utentes da instituição e os seus familiares, acontecerá no Centro Infantil Quinta dos Pardais o encontro integeracional “Celebrar em Família”. Entre as 15h00 e as 17h30 serão dinamizadas diversas atividades tais como jogos tradicionais; aulas de música e dança; sessões de ioga e psicomotricidade.

O programa de comemoração encerrará com um cocktail, com brinde e bolo comemorativo, pelas 17h30 no Centro Infantil Quinta dos Pardais.

Verifique também

Despiste de motociclo provoca um morto no concelho de São Brás de Alportel

Um homem morreu ontem na sequência do despiste do motociclo que conduzia, na zona de …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR