Breves
Inicio | Sociedade | Misericórdia de Albufeira celebra 520 anos com programa de atividades

Misericórdia de Albufeira celebra 520 anos com programa de atividades

A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira celebra 520 anos e vai realizar, na próxima sexta-feira, 31 de maio, as comemorações do seu aniversário. Sob o mote “520 anos ao serviço da comunidade”, a instituição promove um programa diversificado de atividades para assinalar a efeméride.

A cerimónia solene, que dará início as comemorações, decorrerá pelas 11h00, na igreja matriz. A celebração eucarística será presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

No período da tarde, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe a conferência “(Des)Construindo o papel das Misericórdias: desconstruir mitos para construir o futuro”. Com início marcado para as 14h14, a iniciativa pretende promover o debate em torno de múltiplas questões relacionadas com o passado, o presente e o futuro das Misericórdias.

A conferência ambiciona conjugar olhares e experiências díspares, ajudando os participantes a aproximar-se e compreender as realidades das Santas Casas, reconhecer a atualidade da sua missão, com vista a perspetivar estratégias de intervenção futura.

A primeira intervenção, titulada “O papel das Misericórdias: Ontem, Hoje e Amanhã”, terá como orador Manuel de Lemos. O presidente da União das Misericórdias Portuguesas abordará a evolução das Misericórdias, desde sua criação em Portugal e seus desdobramentos até os nossos dias.

Posteriormente, a mesa-redonda “Sustentabilidade e inovação: um compromisso de futuro” contará com a participação de António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto; Helena de Freitas, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve; José Simões de Almeida, advogado e ex-secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social; e Michael de Pina Batista, provedor da Misericórdia Penalva do Castelo. O painel será moderado por Patrícia Seromenho, provedora da Misericórdia de Albufeira, e pelo jornalista e escritor algarvio Neto Gomes.

Os representantes de Misericórdias e entidades cooperantes refletirão sobre novos paradigmas que se colocam a estas seculares instituições na prestação de serviço aos seus utentes.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Margarida Flores, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, marcarão presença na sessão de encerramento.

A participação na conferência é gratuita e sujeita a inscrição que deverá ser enviada para email conferencia520anos@gmail.com.

Destinado aos utentes da instituição e os seus familiares, acontecerá no Centro Infantil Quinta dos Pardais o encontro integeracional “Celebrar em Família”. Entre as 15h00 e as 17h30 serão dinamizadas diversas atividades tais como jogos tradicionais; aulas de música e dança; sessões de ioga e psicomotricidade.

O programa de comemoração encerrará com um cocktail, com brinde e bolo comemorativo, pelas 17h30 no Centro Infantil Quinta dos Pardais.

Verifique também

Fogo em Tavira obriga a cortar Via do Infante, mas trânsito já reabriu

Um incêndio florestal deflagrou hoje na zona da Eira da Palma, em Tavira, no Algarve, …