Breves
Inicio | Política | Morreu Cristóvão Norte, antigo deputado algarvio e fundador do PSD no Algarve

Morreu Cristóvão Norte, antigo deputado algarvio e fundador do PSD no Algarve

Cristóvão Norte, pai (à esquerda) e Cristóvão Norte, filho (à direita)
Cristóvão Norte, pai (à esquerda) e Cristóvão Norte, filho (à direita)

O antigo deputado e presidente da concelhia do PSD/Faro Cristóvão Guerreiro Norte, advogado, morreu ontem, aos 78 anos, informou hoje o partido.

Em comunicado, o PSD/Faro descreve o antigo deputado, pai do atual parlamentar do PSD Cristóvão Norte, como uma “figura mítica da democracia em Faro e no Algarve no período pós 25 de Abril”, um homem “destemido” e um social-democrata “convicto”, conhecido pela sua “fortaleza de espírito” e “determinação”.

Natural de Almancil, filho de uma família pobre, Cristóvão Guerreiro Norte ajudou no campo ainda em criança, depois da morte do seu pai e parou de estudar após a 4ª classe, tendo mais tarde retomado os estudos, formando-se em Direito pela Universidade de Coimbra e tendo sido delegado do Procurador-Geral da República e conservador do Registo em diversas comarcas algarvias.

Segundo o PSD/Faro, foi também o “fundador do PSD no Algarve e seu cabeça de lista e único eleito do PPD pelo círculo de Faro nas eleições à Assembleia Constituinte, em 1975, as primeiras eleições livres”.

Desempenhou as funções de Deputado à Assembleia da República entre 1975 e 1991, ininterruptamente, período durante o qual apresentou inúmeros projetos de lei, entre eles, em coautoria com José Vitorino, o da criação da Universidade do Algarve, “a maior e mais importante conquista da região nos últimos 40 anos.

Foi deputado municipal em Faro e presidente do PSD/Faro durante 21 anos, e vereador da autarquia farense entre 1997 e 2001.

Foi também escritor, tendo publicado a Monografia de Almancil, bem como diretor de uma publicação regional.

Recebeu, em 2015, a distinção de Deputado Honorário da Assembleia da República.

O PSD/Faro decretou um período de luto de três dias, durante os quais interromperá a sua atividade política.

O corpo de Cristóvão Guerreiro Norte irá amanhã, dia 30, para o Centro Paroquial de Almancil, junto à igreja de S. Lourenço, a partir das 17h e a missa exequial será celebrada no mesmo local, na quinta feira, dia 1, pelas 15 h.

Verifique também

Catarina Martins veio ao Algarve prometer esforço para lutar contra precariedade laboral na próxima legislatura

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, garantiu na quinta-feira, no Algarve, que …