Inicio | Cultura | Museu de Serralves leva a Faro exposição que reúne obras da década de 1980

Museu de Serralves leva a Faro exposição que reúne obras da década de 1980

exposicao_serralvesO Museu de Serralves leva a Faro a exposição “O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980”, que inaugura na quinta-feira e que reúne obras de Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes e Xana, entre outros.

Em comunicado, a Câmara de Faro adianta que a mostra “apresenta uma seleção de esculturas e pinturas de sete artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980”, obras que marcam “uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores”.

Os artistas representados, na sua maioria portugueses, apresentam obras que demonstram o regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira, assim como o ressurgimento de “temas clássicos da história da arte e de um imaginário figurativo associado a títulos poéticos e evocativos e à proximidade com as artes decorativas e a cultura popular”.

A mostra exibe obras de Rui Aguiar, Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Harald Klingelhöller, Rui Sanches e Xana, peças cuja diversidade se relaciona “com o começo da globalização, que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas”, conclui a autarquia.

A exposição estará patente até 19 de fevereiro no Museu Municipal de Faro e faz parte do programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve no país.

O objetivo é “tornar a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura”.

A mostra pode ser vista de terça a sexta, entre as 10:00 e as 19:00, e aos fins-de-semana entre as 11:30 e as 18:00.

À parte desta iniciativa de arte itinerante da Fundação de Serralves, as autarquias de Faro e do Porto anunciaram, no ano passado, a intenção de fazer programação cultural conjunta, nomeadamente em parceria com a Casa da Música.

Verifique também

Altares da igreja do Carmo em Faro estão a ser restaurados

A igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Faro, está a ser alvo de obras …