Pub

Eugenio_alte_da_veiga

Faleceu no passado dia 5 de março, em Cascais, o Professor Doutor Eugénio Alte da Veiga, que foi o quarto Reitor da Universidade do Algarve, funções que exerceu entre 1993 e 1997. Sucedeu no cargo ao Professor Jacinto Montalvão Marques e foi sucedido pelo Professor Adriano Pimpão.

O Professor Alte da Veiga, era natural de Coimbra, onde nasceu em 15 de setembro de 1935, tendo-se licenciado em Física pela Universidade de Moçambique e doutorado na Universidade de Aveiro em engenharia mecânica, o que mostra que desde sempre foi um cidadão do mundo, que passou por várias Universidades e contextos geográficos diferentes. Cristão convicto e Católico empenhado desde a sua juventude, foi associado do Centro Académico da Democracia Cristã, o famoso CADC que funciona junto à Universidade de Coimbra, atualmente denominado Instituto Universitário Justiça e Paz.

Conhecemo-lo em Faro nos seus tempos de Reitor da Universidade do Algarve e depois disso, quando já se encontrava a residir fora do Algarve, tivemos a alegria de o receber na administração da “Folha do Domingo”, juntamente com sua esposa, Senhora D. Maria Tersesa que o acompanhava na altura.

Enquanto Reitor contribuiu para o desenvolvimento científico e académico da Universidade do Algarve, e principalmente para a harmonia e bom entendimento entre todos os orgãos da Academia. Aliás, pela sua maneira de ser, o Professor Alte da Veiga, era por natureza um Homem Bom que procurava o diálogo e o consenso entre todos. Era uma pessoa afável, cordial e muito acolhedora.

Durante o tempo da sua reitoria deu-se um grande impulso à realidade que é hoje a Capelania da Universidade do Algarve, com a assistência espiritual e religiosa aos estudantes da Academia do Algarve a ser assegurada pelo Padre António Martins. Tal resultou da proposta apresentada pelo então Bispo do Algarve D. Manuel Madureira Dias e da abertura e bom acolhimento que à mesma foi dada pelo Reitor Alte da Veiga, tendo sido nessa época que a Diocese do Algarve adquiriu os espaços físicos em Montenegro, junto ao Pólo de Gambelas da Universidade para instalar a capelania universitária, constituída por capela e gabinete de atendimento e apoio aos estudantes.

Desses tempos ficou uma grande amizade entre o Padre Doutor António Manuel Alves Martins e o Professor Alte da Veiga, laços que nunca se perderam e até se acentuaram tendo o Padre António Martins acompanhado o Professor Alte da Veiga durante a sua longa doença e  presidido à Eucarístia exequial que teve lugar na Igreja de S. João e São Pedro do Estoril. Ainda bem que essa amizade não se perdeu e que a circunstância de o Padre António Manuel estar em Lisboa lhe permitiu acompanhar o Professor Alte da Veiga e a sua família nas duras e dolorosas provações porque passaram durante a doença e por ocasião do falecimento do Senhor Professor.

Numa iniciativa conjunta da Reitoria e da Capelania da Universidade do Algarve, será celebrada missa de trigésimo dia em sufrágio do Professor Eugénio Alte da Veiga, no próximo de 5 de Abril, Sábado, pelas 18H00 na Igreja de S. Pedro de Faro, que será presidida pelo Capelão da Universidade do Algarve e Pároco de São Pedro, Cónego Carlos Alberto César Morais Chantre.

Á sua esposa e à sua família “Folha do Domingo”, apresenta as suas sentidas condolências, pedindo a todos os seus leitores uma oração de sufrágio pelo Professor Eugénio Alte da Veiga. Que descanse em Paz.

Pub