Breves
Inicio | Política | Nova equipa de cuidados paliativos no barlavento algarvio começa até fim de março

Nova equipa de cuidados paliativos no barlavento algarvio começa até fim de março

Saude_cuidados_paleativos_idoso_assistenciaA Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve anunciou que, até ao final de março, entra em funcionamento uma nova equipa de apoio domiciliário para cuidados paliativos, que vai alargar o serviço à zona Barlavento (Oeste) da região.

Atualmente, o serviço de apoio domiciliário neste tipo de cuidados é apenas prestado na zona Sotavento (Este) do Algarve, abrangendo os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, tendo a ARS/Algarve anunciado, em novembro, que até ao final de 2015 iriam ser criadas duas novas equipas.

Em comunicado, a ARS/Algarve refere que a nova Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Barlavento, vai abranger, numa fase inicial, utentes dos concelhos de Lagoa e de Portimão, sendo, numa segunda fase, alargada ao concelho de Lagos.

A equipa multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social e um psicólogo, vai ficar sedeada no Centro de Saúde de Lagoa, na Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, prevendo-se que entre em atividade até final do próximo mês.

Esta nova equipa de cuidados paliativos surge na sequência do primeiro curso em “b-learning” (avançado), promovido pela ARS/Algarve entre março e outubro de 2014, com patrocínio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), destinado a profissionais de saúde desta administração de saúde.

A nível hospitalar, existem duas equipas intra-hospitalares de cuidados paliativos, uma em cada unidade do Centro Hospitalar do Algarve: uma com dez camas no polo de Portimão, e outra com 15 camas no polo de Faro.

Em 2007, foi formada uma equipa de apoio domiciliário de cuidados paliativos, que abrangia os concelhos de Faro, Olhão e Tavira, mas no âmbito da reestruturação dos cuidados de saúde primários e a criação dos agrupamentos de centros de saúde, a equipa ficou a garantir a cobertura nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António.

Verifique também

Catarina Martins veio ao Algarve prometer esforço para lutar contra precariedade laboral na próxima legislatura

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, garantiu na quinta-feira, no Algarve, que …