Pub

No contexto da Semana da Vida 2020 que a Igreja Católica em Portugal está a celebrar desde o passado domingo, realiza-se amanhã, 15 de maio, Dia Internacional da Família, uma vigília de oração online, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), que contará com a participação de uma família do Algarve.

A iniciativa será transmitida nas páginas do Facebook e do YouTube da Agência Ecclesia, entre as 21h e as 21h30, e assentará na recitação do terço com a colaboração também de famílias das dioceses de Angra, Portalegre-Castelo Branco e Bragança-Miranda, a que caberá, respetivamente, o segundo, terceiro, quarto e quinto mistérios. O primeiro será da responsabilidade do Departamento Nacional da Pastoral Familiar sediado funcionalmente na Diocese do Porto.

Às famílias é pedido que coloquem uma vela à janela durante a vigília.

A Semana da Vida, promovida pela Comissão Episcopal do Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), através do DNPF, tem este ano como tema ‘A fragilidade humaniza a vida’ e prolonga-se até ao próximo domingo, 17 de maio. A escolha do tema da Semana da Vida surge na sequência do primeiro Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos (29 a 31 de janeiro, Roma) onde participou uma representação da CEP.

Os bispos portugueses instituíram a Semana da Vida, na terceira semana de maio, no Ano Internacional da Família de 1994, em resposta à proposta do Papa São João Paulo II para se celebrar anualmente um dia em defesa da vida em todos os países do mundo.

Os subsídios para viver esta semana – guião, cartaz, oração – este ano estão apenas disponíveis online, em http://leigos.pt, o sítio online da Comissão Episcopal do Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa.

com Ecclesia

Pub