Breves
Inicio | Cultura | Ordem Franciscana Secular de Faro inaugurou exposição sobre Sto. António

Ordem Franciscana Secular de Faro inaugurou exposição sobre Sto. António

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A Ordem Franciscana Secular (OFS) de Faro inaugurou no passado domingo uma exposição sobre Santo António que ficará patente até ao dia 30 deste mês no Convento de São Francisco.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A mostra, composta por peças de escultura, cerâmica, gravura, bibliografia, numismática e notafilia maioritariamente do século XX cedidas pelo Museu Municipal de Faro, pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Faro e por particulares, é visitável de todos os dias entre as 10h e as 13h e o ingresso de entrada poderá ser adquirido pelo valor de dois euros.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Na inauguração, o frei Paulo Ferreira, sacerdote franciscano e assistente da OFS, explicou que a exposição, uma “pequena amostra do grande amor que muitos homens e mulheres, ao longo destes 800 anos de história, tiveram e têm por Santo António”, “nasceu de um sonho”. “Quando sonhamos, somos capazes de avançar porque o sonho comanda a nossa vida. Se calhar, se pensássemos demasiado não conseguíamos levar a efeito esta exposição”, sustentou o sacerdote, acrescentando que aquela iniciativa “não deve ser apenas um mostruário de imagens, mas espaço de encontro com Deus”.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Para além da Câmara Municipal de Faro, do Museu Municipal de Faro, da Ordem Terceira do Carmo e de particulares, a exposição foi ainda levada a cabo com a colaboração da Biblioteca Nacional, da Universidade do Algarve, da agência funerária Servilusa e da Publirádio.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

A OFS, fundada por São Francisco, é composta maioritariamente por leigos (não clérigos) mas pode ter também sacerdotes como membros.

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

Verifique também

Paróquia de São Sebastião de Loulé vai criar espaço museológico com património descoberto

O pároco de Loulé anunciou a criação de um museu com o património descoberto na …