Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Igreja | Padre Elísio Dias celebrou 50 anos de sacerdócio

Padre Elísio Dias celebrou 50 anos de sacerdócio

Bodas_ouro_padre_elisio_dias (31)
Foto © Samuel Mendonça

O padre Elísio Dias, de 86 anos, completou 50 de sacerdócio no passado dia 30 de julho e para assinalar a efeméride foi celebrada no dia 6 de agosto, na igreja de São Pedro do Mar de Quarteira, uma eucaristia de ação de graças.

Na celebração, presidida nos ritos iniciais pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas começou precisamente por destacar que a eucaristia visava “agradecer ao Senhor” pelos 50 anos de sacerdócio do aniversariante, passados ao serviço da Igreja diocesana do Algarve e, de maneira particular, da paróquia de Quarteira. “Uma vida toda dedicada a Deus e aos outros”, evidenciou o prelado.

“50 anos de sacerdócio de alguém que vive esta vocação de ser sinal e presença de Deus no meio do mundo e de conduzir a Cristo indica-nos também que é a Cristo que temos de escutar”, acrescentou o bispo diocesano na eucaristia participada por muitos sacerdotes da diocese e de fora.

Bodas_ouro_padre_elisio_dias (28)
Foto © Samuel Mendonça

O padre Elísio Dias agradeceu as presenças pelos “50 anos de sacerdócio ministerial ao serviço do Senhor e da Igreja”. “Não é fácil, mas é possível quando a nossa fé se apoia sobretudo n’Aquele que nos diz: «coragem, não tenhais medo. Eu estarei sempre convosco, todos os dias até ao fim dos tempos»”. Quando o Senhor está connosco nada nos faz desanimar porque Ele é a força e a coragem de todos os que n’Ele acreditam”, afirmou.

O sacerdote considerou ainda que “Maria Santíssima não pode faltar na vida de um sacerdote e de um cristão”. “Com a Mãe temos sempre alguém que cuida de nós, alguém que nos dá a mão para ultrapassarmos o difícil, barreiras que nos parecem impossíveis de ultrapassar”, complementou, lembrando que “Maria é caminho para Jesus”. “Na vida do sacerdote há muito «pedregulho», mas com Ela tudo é mais fácil”, concluiu na eucaristia em que se emocionou algumas vezes.

No final da celebração em que agradeceu a colaboração da sua irmã foi feita a distribuição gratuita de um livro com a sua biografia.

O padre Elísio Dias, pároco aposentado de Quarteira, paróquia que serviu durante 46 anos, é natural da freguesia de São Mamede de Vermil, Guimarães, e reside atualmente a maior parte do tempo fora do Algarve.

Verifique também

Novos órgãos sociais da Cáritas do Algarve foram nomeados e empossados para novo quadriénio (corrigida)

A Cáritas Diocesana do Algarve tem novos órgãos sociais nomeados pelo bispo do Algarve que …