O padre Vítor Lamosa Pereira, nomeado pelo bispo do Algarve, como pároco in solidum das paróquias de Nossa Senhora do Amparo de Portimão, da Mexilhoeira Grande e de Odiáxere, já iniciou o seu serviço.

Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins

A entrada do novo pároco, sacerdote da Companhia de Jesus (jesuíta), decorreu na Eucaristia do passado domingo, 8 de outubro, presidida pelo bispo do Algarve na igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão.

Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins

D. Manuel Quintas destacou que o padre Vítor Lamosa foi missionário em Moçambique ao longo de 25 anos. “Certamente estarão presentes no seu modo de ser padre e de servir esta própria comunidade”, completou, apelando à “corresponsabilidade de todos os membros da comunidade no serviço pastoral que o novo pároco começa a prestar à sua paróquia”. “Na Igreja devemos servir sempre em coro, não a título individual, quase de maneira competitiva e antagónica”, sustentou.

Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins

O padre Vítor Manuel Gonçalves Lamosa Pereira, que veio integrar a comunidade algarvia dos sacerdotes jesuítas, era superior da comunidade daquela congregação na Covilhã e capelão do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

Em Moçambique (Tete) passou grande parte da sua vida, tendo sido superior, pároco e mestre de noviços e regressado a Portugal em 2018. Natural da freguesia de Moure, em Vila Verde, integrou a Companhia de Jesus decorria o ano de 1980, tendo ido em missão para Moçambique naquele mesmo ano. O sacerdote foi ordenado em 1994.

Agora, para além de pároco in solidum das paróquias que assumiu no domingo, foi também bem nomeado diretor da Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral.

O rito de entrada do novo pároco incluiu a leitura da provisão de nomeação, o seu juramento de fidelidade ao colégio presbiteral, ao bispo, ao Papa e a toda a Igreja e a entrega simbólica da chave do sacrário.

Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins

Após a felicitação do bispo diocesano, teve lugar a apresentação ao Conselho Pastoral Paroquial e os cumprimentos deste ao novo pároco. O bispo do Algarve convidou depois o novo pároco a aspergir a assembleia e a beijar o altar e a incensá-lo. Um dos membros da comunidade, pertencente ao Conselho Pastoral agradeceu ao bispo diocesano e dirigiu-se ao novo pároco.

A Eucaristia – concelebrada por mais dois párocos daquela paróquia, os padres Gonçalo Machado e Rui Fernandes, a qual contou também com o diácono Nuno Francisco – prosseguiu com a renovação das promessas da ordenação sacerdotal e a profissão de fé do novo pároco e terminou com a leitura da ata de posse que foi assinada após a celebração.

Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins
Foto © Humberto Martins

O padre Vítor Lamosa deixou uma palavra aos novos paroquianos. “Viverei em atitude de abertura, aprendizagem, colaboração e serviço ao povo de Deus. Espero trabalhar ao modo de Jesus, sendo sensível a todos, disponível e acolhedor e levar todos ao Pai, caminhando com todos. Terei a todos no meu coração e na minha oração. Peço a vossa”, afirmou.

com Humberto Martins

Padre Vítor Lamosa Pereira vem trabalhar na Diocese do Algarve