Breves
Inicio | Igreja | Paróquias algarvias voltaram a celebrar o Dia da Infância Missionária na solenidade da Epifania

Paróquias algarvias voltaram a celebrar o Dia da Infância Missionária na solenidade da Epifania

Foto © Sílvia Bonixe
Foto © Sílvia Bonixe

As paróquias da Diocese do Algarve assinalaram o Dia da Infância Missionária no passado domingo, dia em que a Igreja celebrou a solenidade litúrgica da Epifania.

A Infância Missionária foi fundada por D. Charles de Forbin Janson, bispo de Nancy (França), no ano de 1843, com o objetivo de ajudar as crianças necessitadas da China e rapidamente se propagou pelo mundo inteiro. O Dia da Infância Missionária foi instituído oficialmente em 1950 pelo papa Pio XII, separadamente do Dia Mundial das Missões.

Esta atividade missionária com as crianças foi motivada pelas cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam relatando a dura realidade que afetava as crianças daquela região, assoladas pela doença e mortalidade, pelo analfabetismo e abandono.

A Obra Pontifícia da Infância Missionária pretende suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus: “Ajudar as crianças por meio das crianças”, ou “criança evangeliza e ajuda criança”, foi o grande lema do bispo fundador.

Foto © Sílvia Bonixe
Foto © Sílvia Bonixe

Assim, no domingo, as crianças de muitas paróquias algarvias, nos ofertórios das missas, ofereceram simbolicamente ao Menino Jesus os mealheiros construídos por elas próprias com os valores angariados, fruto das suas privações, que reverterão agora a favor de outras crianças de países pobres. O dinheiro recolhido será enviado para a Obra Pontifícia da Infância Missionária no Vaticano para ser distribuído por projetos dedicados a crianças carenciadas.

‘Com as crianças da América falamos de Jesus’, é o lema da jornada da Infância Missionária para 2016, a penúltima etapa de um périplo pelos cinco continentes que em 2017 termina na Europa depois de ser dedicado à Ásia em 2013; África em 2014 e a Oceânia em 2015. “Durante estes cinco anos vamos vivendo a experiência de Procurar Jesus; Encontrar Jesus; Seguir Jesus; Falar de Jesus e Acolher a todos como Jesus”, contextualiza o guião desta iniciativa da Infância Missionária.

A solenidade da Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, celebra-se a 6 de janeiro nos países em que é feriado civil, sendo conhecida popularmente como Dia de Reis; nos outros, como em Portugal, assinala-se no domingo entre 2 e 8 de janeiro.

Esta celebração evoca a chegada dos Magos do Oriente a Belém para adorar o recém-nascido rei dos judeus e salvador universal para lhe oferecerem presentes simbólicos.

com Ecclesia

Verifique também

Bispo do Algarve preside à festa do Sagrado Coração de Jesus na maior comunidade portuguesa católica de Paris

O bispo do Algarve vai presidir este mês à solenidade do Sagrado Coração de Jesus …