As paróquias de Altura, Azinhal, Cacela e Odeleite e também a de Vila Real de Santo António passaram a ter novos párocos, ambos pertencentes da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos) e nomeados em julho passado pelo bispo do Algarve.

O padre Daniel Paulo Rocha, de 44 anos, assumiu as paróquias de Altura, Azinhal e Odeleite no passado dia 30 de agosto em celebração da Eucaristia na igreja de Altura, presidida pelo bispo do Algarve, e hoje a da Cacela, em Missa na sua igreja paroquial também presidida por D. Manuel Quintas.

O padre Daniel Paulo Rocha veio este ano para a diocese algarvia substituir nas paróquias de Cacela o padre Agostinho Pinto, da mesma congregação, que tinha vindo para o Algarve em 2010; e nas de Altura, Azinhal e Odeleite o padre José Armando da Silva, também dehoniano, que chegou ao Algarve em 2016.

Já a paróquia de Vila Real de Santo António foi assumida ontem pelo padre Tiago Pereira, de 40 anos, em celebração da Eucaristia na igreja matriz, presidida pelo bispo do Algarve. O sacerdote, que está no Algarve desde 2022, substituiu o padre Agostinho Pinto, da mesma congregação, que tinha vindo para o Algarve em 2010. O padre Tiago Pereira acumula a paróquia de Vila Real de Santo António com as de Castro Marim e Monte Gordo, das quais é pároco desde 2022. O sacerdote continua ainda a ser vigário paroquial de Altura, Azinhal, Cacela e Odeleite.

Nas Eucaristias de início do serviço dos novos párocos, o bispo do Algarve agradeceu aos párocos cessantes e apresentou os seus sucessores.

O rito de entrada dos novos párocos incluiu as leituras das provisões das nomeações, os seus juramentos de fidelidade ao colégio presbiteral, ao bispo, ao Papa e a toda a Igreja, e as entregas simbólicas das chaves das igrejas.

Depois das homilias, as Eucaristias prosseguiram com as renovações das promessas da ordenação sacerdotal e as profissões de fé dos novos párocos.

A Eucaristia em Vila Real de Santo António foi concelebrada pelo provincial dos dehonianos em Portugal, o padre João Nélio Pereira.