Breves
Inicio | Igreja | “Pequena Fraternidade Provisória” de Taizé despediu-se do Algarve

“Pequena Fraternidade Provisória” de Taizé despediu-se do Algarve

Oracoes_pequena_fraternidade_provisoria_taize (46)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A “Pequena Fraternidade Provisória” da Comunidade Ecuménica de Taizé, que no passado dia 25 de janeiro veio para o Algarve para realizar trabalho pastoral e social, terminou a sua estadia no último sábado.

Oracoes_pequena_fraternidade_provisoria_taize (22)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

As jovens Charlotte Reinz, Clara Schubart e Valerie Desplan que a constituíram, despediram-se da Diocese do Algarve e rumaram ao seu país de origem, a Alemanha, após terem participado na sexta-feira e no sábado em duas orações segundo a espiritualidade de Taizé com jovens algarvios, a primeira na comunidade de São Paulo (Patacão) da paróquia de São Pedro e a segunda na paróquia de Santiago de Tavira.

João Cabral, o impulsionador das peregrinações de algarvios a Taizé e o interlocutor com aquela comunidade ecuménica do sul da França, considerou que a passagem da “Pequena Fraternidade Provisória” pelo Algarve “foi uma bênção de Deus”. “Estou muito feliz por esta ‘Pequena Fraternidade’ ter estado cá este mês”, afirmou em Tavira, acrescentando que o irmão Léo, coordenador das “Pequenas Fraternidades Provisórias”, lhe pediu para “agradecer a todas as pessoas envolvidas neste projeto”.

Assim, agradeceu de modo particular às Missionárias da Caridade (popularmente conhecidas como irmãs da Caridade, irmãs Teresa de Calcutá ou irmãs de Calcutá), pelo acolhimento das três jovens, ao bispo do Algarve e às paróquias de São Luís e São Pedro de Faro, particularmente à comunidade de São Paulo.

Oracoes_pequena_fraternidade_provisoria_taize (44)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

João Cabral anunciou ter sido feito um pedido para uma nova “Pequena Fraternidade Provisória” para o Algarve por solicitação do pároco da Mexilhoeira Grande, o padre Domingos Costa.

As três jovens também agradeceram em Tavira a todos pelo acolhimento e apoio. “Obrigado a todos. Temos de agradecer a tantas pessoas que nos deram tanto delas próprias. Foi fantástico”, disse Charlotte Reinz. Clara Schubart considerou que “este mês foi mesmo gratificante” e destacou que o contacto com os idosos e utentes no lar das Missionárias da Caridade contribuiu muito para melhorar a sua “percepção da vida”. Valerie Desplan acrescentou que a experiência foi também para elas “uma bênção” e assegurou que iriam embora “com o coração cheio de alegria”.

Oracoes_pequena_fraternidade_provisoria_taize (38)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Nas orações de sexta-feira e sábado, para além de jovens, oriundos de Ferragudo a Tavira, participaram vários adultos. O contacto da “Pequena Fraternidade Provisória” com os cristãos do Algarve foi uma constante no último mês nas orações noturnas diárias, abertas ao público, mas também nas visitas e encontros que realizou. Charlotte, Clara e Valerie foram ao Colégio de Nossa Senhora do Alto falar aos alunos e às paróquias de São Luís e São Pedro, onde participaram em eucaristias e se encontraram com os jovens. Tiveram ainda um encontro com o bispo do Algarve e contactaram com famílias e jovens da comunidade de São Paulo da paróquia de São Pedro, onde na sexta-feira teve lugar a oração que foi precedida de um jantar à maneira de Taizé.

Na casa das Missionárias da Caridade colaboraram no trabalho daquelas religiosas com pessoas carenciadas, algumas das quais doentes, sem quaisquer meios de subsistência.

A Comunidade Ecuménica de Taizé foi fundada em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo falecido irmão Roger Schutz com o propósito de “reunir homens que sentissem a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz uma vida simples, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens por Jesus Cristo”. Hoje é constituída por mais de 100 irmãos, de várias nacionalidades e igrejas cristãs, incluindo a católica, recebendo semanalmente a visita de milhares de jovens.

Verifique também

Novo pároco de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo iniciou serviço

O bispo do Algarve presidiu no passado domingo, 12 de agosto, à eucaristia na paróquia …