Pub

Em declarações à agência Lusa, Pedro Miguel, da Comissão de Pescadores, disse que “na ação de protesto são esperadas mais de 10 mil pessoas oriundas de várias zonas do país, entre as quais pescadores lúdicos e da pesca artesanal”.

Sob o lema “Somos pescadores, não somos criminosos! Acesso livre à costa a todos os portugueses”, a concentração terá início pelas 16:00 junto à rotunda na entrada de Vila Nova de Milfontes, seguindo os manifestantes num percurso que os levará até ao farol.

“É uma luta contra as leis que restringem cada vez mais os acessos ao mar e que nos impedem de exercer um direito, que é o do sustento de muitas famílias”, destacou aquele responsável.

Pedro Miguel considera que o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina “discrimina os portugueses” não residentes nos concelhos abrangidos pelo plano que, segundo as novas regras, ficam impedidos de praticarem quaisquer atos de pesca ou mariscar.

"Esta medida é prejudicial para a economia. Durante o fim-de-semana, são dezenas de pessoas que se deslocam de outros concelhos para pescar ou mariscar na costa e que contribuem para a dinamização da pequena economia”, observou aquele responsável.

“Existem restrições que não fazem sentido e exigimos a sua revogação imediata”, sublinhou o representante da comissão.

Pedro Miguel apontou ainda como exemplo a obrigatoriedade de respeitar o defeso do sargo entre 15 de janeiro e 15 de março, que se aplica apenas aos pescadores lúdicos e não aos barcos de pesca artesanal.

“Então o sargo só desova para os pescadores de cana?”, questionou.

A comissão não compreende também a "proibição" de pescar à quarta-feira imposta pelo plano do parque natural e classifica mesmo a decisão como “ridícula”.

A Comissão de Pescadores e População da Costa Portuguesa acrescenta que a manifestação de 14 de maio será “mais uma demonstração da força dos pescadores” que não aceitam as restrições e exigem a imediata revogação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Lusa
Pub