Pub

A WPP apresenta 179 imagens de 62 fotógrafos profissionais de 22 nacionalidades, divididas por várias categorias, que ilustram acontecimentos marcantes de 2009, entre os quais, conflitos mundiais, eventos desportivos, notícias genéricas, pessoas e artes, em vários pontos do mundo.

Na edição de 2009 da World Press Photo, o fotógrafo “freelancer” italiano Pietro Masturzo, arrecadou o maior galardão com uma imagem captada em junho de 2009, no Irão, que retrata um grupo de mulheres a gritar do terraço de um prédio em protesto contra o regime de Teerão.

Segundo o presidente do júri internacional da WPP, a fotografia “mostra o princípio de uma grande história e toca visualmente e emocionalmente”.

O instantâneo vencedor integra um grupo de imagens captadas por Pietro Masturzo, após a polémica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente do Irão, que mereceu também o prémio na categoria “Pessoas nas Notícias”.

Em 2009, participaram na World Press Photo, 5847 fotógrafos de 128 países, com mais de 100000 imagens, tendo sido premiados 300 trabalhos de 62 fotógrafos, de 22 países, em dez categorias.

Foram premiados fotógrafos da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Equador, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Mali, México, Holanda, Palestina, Perú, Somália, Suécia, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Ano após ano, a WPP tem registado um aumento substancial de trabalhos de fotógrafos asiáticos e africanos, tendo registado em 2009, 586 inscrições com origem na China e na Indónesia, enquanto os trabalhos africanos tiveram um aumento de 7,5 por cento em relação a 2008.

Fundada em 1955 na Holanda, a World Press Photo é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que promove o fotojornalismo e a liberdade de informação e de expressão, realizando vários eventos nesta área, onde se destaca o maior concurso mundial de fotografia.

Além da exposição itinerante com os trabalhos premiados, que percorre mais de 40 países, a fundação editado um livro com as imagens, em seis idiomas.

Os trabalhos premiados pelo World Press Photo estarão patentes no Museu Municipal de Portimão, entre sexta feira e o dia 08 de agosto, das 18:00 às 24:00, com entrada gratuita.

Lusa

Pub