Breves
Inicio | Igreja | Procissão do Triunfo volta às ruas de Tavira no Domingo de Ramos

Procissão do Triunfo volta às ruas de Tavira no Domingo de Ramos

Procissao_triunfo_taviraA Procissão do Triunfo sairá no Domingo de Ramos, dia 29 de março, pelas 16h00, da igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Tavira. A igreja será aberta pelas 10h00, para que, quem o desejar, possa visitar o templo e os andores, preparados para a procissão.

Esta é uma das maiores festividades religiosas vivida nesta cidade, onde as celebrações quaresmais e pascais assumem, há muito, uma solenidade muito caraterística.

A procissão, organizada pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, tem uma grandiosidade muito própria, envolvendo mais de 100 pessoas na sua preparação e realização. Este ano assinala, ainda, o terceiro centenário da existência desta ordem (1715-2015).

Recordamos que existem referências a esta Procissão do Triunfo nas atas da Ordem Terceira Secular de São Francisco de Tavira, indicando que a mesma já se realizava no ano de 1774, ano em que ainda a igreja desta Ordem Terceira se encontrava em construção.

Procissao_triunfo_tavira (1)Também os livros de contas da Ordem Terceira do Carmo revelam que no ano de 1789 a procissão saia na noite anterior ao Domingo de Ramos, permanecendo na igreja de São Francisco e regressando, no dia seguinte, à igreja do Carmo. Por essa razão, existe um andor que contém ainda pequenos suportes colocados nas talhas para lá serem introduzidas velas destinadas a iluminar a imagem à noite. Este andor é o que sai em terceiro lugar, na procissão, o andor do Senhor Preso à Coluna.

Ao todo, nesta procissão, saem nove andores com talhas douradas e arranjos florais, relatando várias cenas do sofrimento de Jesus na Via Crucis.

A procissão abre, sempre, com um pendão, seguindo-se os ceriais e a cruz guia. Presentes estarão: a Irmandade Carmelita de Tavira, a Ordem Secular Franciscana, a Santa Casa da Misericórdia de Tavira, o Agrupamento de Tavira do Corpo Nacional de Escutas, os Bombeiros Municipais, a Confraria de Nossa Senhora do Livramento, o Regimento de Infantaria nº1 de Tavira e a Polícia de Segurança Pública. O cortejo conta, ainda, com a presença da Banda Municipal de Tavira e da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão.

As festividades em honra do Senhor Jesus triunfante terminam no dia 5 de abril, domingo de Páscoa, com a realização de um concerto da Orquestra Clássica do Sul, que interpretará, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, pelas 18h00, a “Coroação” de Mozart, cujo ingresso tem um custo de 7,50 euros.

Verifique também

Núcleo de Faro da LIAM celebrou 75 anos de trabalho missionário

O núcleo de Faro da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou no passado domingo …