Pub

Alunos_escola_secundaria_loule_projeto_vulcoesUm projeto português que estuda vulcões e crateras de impacto em vários planetas e que construído por um professor e vários alunos da Escola Secundária de Loulé está a votos até 01 de maio, juntamente com 13 cenários europeus.

O concurso desafia professores do ensino básico e secundário a criarem um cenário educativo inovador para os alunos, que possa ser inspirador e utilizado a nível internacional.

O trabalho construído pelo professor de Biologia e Geologia Hélder Pereira pretende colocar os alunos no papel de investigadores de dados científicos reais, neste caso relativos a planetas telúricos, ou seja, planetas com características semelhantes à Terra.

Hélder Pereira tem desafiado os seus alunos, quer na sala de aula, quer no Clube das Ciências da Terra e do Espaço da Escola da Escola Secundária de Loulé a estudarem os vulcões e as crateras de impacto da Terra, da Lua, de Marte e de Vénus a partir de dados científicos e imagens reais.

O professor disse que este projeto tem como base uma “filosofia em educação”, que passa muito por pôr os alunos “a utilizar os dados reais” que permitem uma compreensão melhor do que os esquemas simplificados dos manuais, explicou à Lusa.

O cenário “Comparação da superfície dos planetas telúricos” venceu o concurso nacional e está agora a votos a nível europeu através do portal www.ods-contest.eu.

As classificações dos projetos do concurso Open Discovery Space (ODS) 2014-2015 só serão conhecidas a partir da meia-noite de 01 de maio pelo que a comunidade educativa da Escola Secundária de Loulé tem estado empenhada em promover a votação através da rede social Facebook.

“Nos últimos dias temos estado ‘taco-a-taco’ com o projeto da Estónia, pelo que houve aqui uma mobilização dos alunos”, comentou Hélder Pereira.

O projeto Open Discovery Space arrancou em 2012 e pretende construir uma infraestrutura multilinguística de ‘e-learning’ (educação através de internet) que estimule e motive professores, pais e alunos para uma nova experiência de aprendizagem.

Pub