
O PS pediu na segunda-feira ao presidente do município (PSD) que articule com o Governo a criação de uma esquadra da PSP na freguesia urbana do Montenegro, em Faro, área atualmente da responsabilidade da GNR.
O Montenegro, situado entre a cidade e a Praia de Faro, é uma das quatro freguesias do concelho, criada há 20 anos, e aquela que, segundo o PS local, mais tem crescido em termos de população, tendo sido registado um aumento de 50% dos residentes numa década.
Em comunicado, o PS/Faro alega que a PSP é a força de segurança mais ajustada “às exigências do cosmopolitismo de uma cidade capital da principal região turística do país”, sobretudo numa freguesia que alberga o Aeroporto de Faro, o maior “campus” da Universidade do Algarve e ainda um hospital.
Os socialistas consideram que a PSP deve expandir a sua área de jurisidição para uma freguesia a que a sede de concelho “já está ligada por contiguidade territorial”, através da abertura de uma esquadra de proximidade e do reforço de efetivos do comando distrital.
“Torna-se evidente que, em coerência, a PSP passe a assumir a responsabilidade, também por este aglomerado, carente de maior atenção e proximidade, considerando as dificuldades que até agora não conseguiram melhor solução, como é evidenciado pela enorme afluência de trânsito, estacionamento, população escolar crescente e fixação comercial mais exigente”, refere.
Na passada sexta-feira foi anunciada a transferência do comando territorial da GNR do distrito de Faro, até agora sedeado na capital algarvia, para a cidade vizinha de Loulé.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, justificou a transferência com o facto de a GNR não ter nenhuma responsabilidade na zona urbana de Faro.