Pub

O projeto, financiado a nível comunitário pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), visa analisar o desempenho da nova tecnologia de tratamento de efluentes gasosos, provenientes da combustão de fábricas, por exemplo, através da lavagem e secagem.

Em comunicado, a universidade acrescenta que, entre outras atividades, têm sido analisados dados referentes ao campo de velocidades e de pressões do ar e à desumidificação do ar no interior do sistema de canais de tratamento dos efluentes.

Ao abrigo da investigação, está a ser feito um estudo de escoamentos dinâmicos no sistema de tratamento de efluentes gasosos, com base numa tecnologia patenteada nos Estados Unidos da América e que, atualmente, está a ser preparada para ser exportada para todo o mundo.

O projeto, coordenado por Eusébio Conceição, professor na faculdade, está a ser orientado para o desenvolvimento de novos equipamentos científicos, refere fonte da universidade.

De acordo com a UAlg, o financiamento atribuído pelo QREN e as duas empresas permite a melhoria da investigação em aerodinâmica industrial e das condições de ensino para os alunos das áreas do Ambiente e Energia.

Liliana Lourencinho com Lusa

Pub