Pub

Em entrevista ao programa Ecclesia, que pode ser acompanhado hoje, na Antena 1, a partir das 22h45, a irmã Maria Conceição Oliveira explica que o projeto ‘Tendas na Praia’, promovido há vários anos na praia da Quarteira, no Algarve, tem como principal objetivo “proporcionar às pessoas momentos de oração e de encontro”.

“Temos lá duas tendas, quem quiser rezar vai para uma, quem quiser conversar vai para a outra”, acrescenta a responsável.

O projeto, que normalmente começa na primeira quinzena de agosto, arranca todos os dias bem cedo, “às oito da manhã”, e permite às pessoas conhecerem também um pouco da vida de Paula Frassinetti, fundadora da congregação.

Segundo a irmã Maria Conceição Oliveira, a religiosa italiana (1809-1882) destacou-se essencialmente como uma pessoa que “fez a experiência de ser amada por Deus”.

“Esta é a grande pedagogia que Paula Frassinetti nos deixou e nós queremos que quem trabalha e vive connosco passe esta experiência”, salienta.

A iniciativa na zona balnear algarvia é complementada com um programa de evangelização de rua, que conta com a participação de “muitos jovens” ligados às instituições doroteias.

Durante o verão, a congregação criada em 1834 e que chegou a Portugal na segunda metade do século XIX, privilegia também iniciativas para os mais novos, com destaque para os “Campus Frassinetti”, que são lançados a partir de julho e estão abertos a crianças e jovens de diversos pontos do país.

Com o lema “Não sou o único, sou contigo”, o evento deste ano pretende incentivar as novas gerações “a um melhor conhecimento pessoal e do próximo, vivenciar o valor da amizade, que leva ao aprofundamento das relações interpessoais” e “proporcionar uma experiência pessoal e em grupo com Deus através da natureza”.

“O grande horizonte”, segundo a irmã Maria Conceição Oliveira, é levar os mais novos a sentirem o “amor incondicional de Deus” e “a acreditarem que esse amor os pode levar à verdadeira felicidade”.

Ao longo desta semana, o programa Ecclesia dá a conhecer propostas da Igreja Católica para os dias de verão, sempre com emissão marcada para as 22h45.

Pub