Inicio | Igreja | Quase 90 peregrinos algarvios vão peregrinar à Comunidade Ecuménica de Taizé

Quase 90 peregrinos algarvios vão peregrinar à Comunidade Ecuménica de Taizé

Foto © Benedek Pozsgay

Como acontece anualmente, voltam a realizar-se este ano, durante o mês de agosto, peregrinações de jovens e adultos da Diocese do Algarve e não só à Comunidade Ecuménica de Taizé, no sul da França, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris.

Foto © Luís Galvão

A aldeia fundada em plena Segunda Guerra Mundial pelo falecido irmão Roger Schutz acolherá os grupos oriundos da Diocese do Algarve com o propósito que motivara em 1940 o então jovem Roger: “reunir homens que sentissem a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz uma vida simples, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens por Jesus Cristo”.

Foto © Melchior de Massary

O primeiro grupo, organizado pela comunidade de São Paulo, pertencente à paróquia de São Pedro de Faro, sairá do Algarve no dia 3 de agosto, às 7h, num autocarro de 55 lugares que ainda tem muitos disponíveis. São 33 elementos, 29 do Algarve – 25 daquela comunidade, 1 da paróquia de Ferragudo, 1 da paróquia da Fuseta, 1 da paróquia de Pêra e 1 da paróquia de Silves –, 3 de Lisboa e 1 de Castelo Branco.

Foto © Benedek Pozsgay

A viagem de ida será feita com passagem por Salamanca, em Espanha, e estarão em Taizé na semana de 4 a 11 do próximo mês, devendo estar de regresso ao Algarve no dia 12 de agosto.

Foto © Lukas Schmalenstroer

O segundo grupo, organizado por João Cabral – interlocutor da Comunidade de Taizé com a diocese algarvia que desde 1999 organiza anualmente grupos de peregrinos algarvios – sairá do Algarve no próximo dia 9 de agosto em autocarro de 55 lugares. Os 55 elementos são provenientes das paróquias de Aljezur, Lagos, Monchique, Montenegro, Odeceixe, Portimão, Quarteira e São Luís de Faro.

Foto © Sabine Leutenegger

A viagem de ida será feita com passagem pela estância balnear francesa de Biarritz e estarão em Taizé na semana de 11 a 18 do próximo mês, devendo estar de regresso ao Algarve no dia 19 de agosto.

A ligação do Algarve à Comunidade Ecuménica de Taizé remonta à realização do Concílio de Jovens que ali teve lugar na década de 70 do século passado. As peregrinações do Algarve à comunidade monástica tiveram início desde então e todos os anos há grupos a passar alguns dias em Taizé.

A comunidade de Taizé é hoje constituída por mais de 100 irmãos, de várias nacionalidades e igrejas cristãs, recebendo semanalmente a visita de milhares de jovens.

Verifique também

Festa de S. Francisco de Assis celebrada em Faro sob a presidência do bispo do Algarve

A Igreja celebrou na passada sexta-feira a festa litúrgica de São Francisco de Assis (1182-1226). …