Breves
Inicio | Igreja | Quase centena e meia de algarvios vai peregrinar à Comunidade Ecuménica de Taizé

Quase centena e meia de algarvios vai peregrinar à Comunidade Ecuménica de Taizé

Foto © Benedek Pozsgay

Como acontece anualmente, voltam a realizar-se este ano, durante o mês de agosto, peregrinações de jovens e adultos da Diocese do Algarve e não só à Comunidade Ecuménica de Taizé, no sul da França, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris.

Foto © Luís Galvão

A aldeia fundada em plena Segunda Guerra Mundial pelo falecido irmão Roger Schutz acolherá os grupos oriundos da Diocese do Algarve com o propósito que motivara em 1940 o então jovem Roger: “reunir homens que sentissem a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz uma vida simples, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens por Jesus Cristo”.

Foto © Melchior de Massary

O primeiro grupo, organizado pela comunidade de São Paulo, pertencente à paróquia de São Pedro de Faro, sairá do Algarve na próxima sexta-feira, 3 de agosto, num autocarro de 55 lugares com elementos maioritariamente provenientes daquela comunidade, mas também de outras paróquias algarvias como Ferreiras. A viagem de ida será feita com passagem pelo Santuário de Lourdes, em França, e estarão em Taizé na semana de 5 a 12 do próximo mês, devendo estar de regresso ao Algarve no dia 13 de agosto.

Foto © Benedek Pozsgay

O segundo grupo, organizado por João Cabral, interlocutor da Comunidade de Taizé com a diocese algarvia que desde 1999 organiza anualmente grupos de peregrinos algarvios, sairá do Algarve no próximo dia 10 de agosto em dois autocarros com 85 elementos provenientes das paróquias de Aljezur, Bensafrim, Lagos, Monchique, Odeceixe, Portimão, Quarteira, São Luís e São Pedro de Faro. O grupo integrará ainda alguns elementos da vizinha Diocese de Beja e três pessoas do Funchal. A viagem de ida será feita com passagem por Barcelona, onde farão uma paragem de nove horas, e estarão em Taizé na semana de 12 a 19 do próximo mês, devendo estar de regresso ao Algarve no dia 20 de agosto.

Foto © Lukas Schmalenstroer

A ligação do Algarve à Comunidade Ecuménica de Taizé remonta à realização do Concílio de Jovens que ali teve lugar na década de 70 do século passado. As peregrinações do Algarve à comunidade monástica tiveram início desde então e todos os anos há grupos a passar alguns dias em Taizé.

Foto © Sabine Leutenegger

A comunidade de Taizé é hoje constituída por mais de 100 irmãos, de várias nacionalidades e igrejas cristãs, recebendo semanalmente a visita de milhares de jovens.

Verifique também

Paróquia de Monchique disponibilizou casa para acolher família desalojada pelo incêndio

A paróquia de Monchique está a acolher desde quinta-feira uma família que ficou sem casa …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.