Pub

Ir. Lúcia Nunes
Ir. Lúcia Nunes

Ir. Mariana Pereira
Ir. Mariana Pereira

Ir. Rosa Peixoto
Ir. Rosa Peixoto

Ir. Aurora Araujo
Ir. Aurora Araújo

Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2014/2015, na Igreja Católica algarvia são quatro as novas colaboradoras consagradas que vieram ajudar no trabalho pastoral, sendo que três delas já tinham trabalhado no Algarve, embora uma destas apenas pontualmente.

A irmã Lúcia Nunes, da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e natural dos Açores, veio da Diocese de Aveiro e é a única que nunca tinha estado a trabalhar no Algarve. Para além de ter integrado a comunidade algarvia, em Faro, daquela congregação religiosa, está também a colaborar na catequese da comunidade do Imaculado Coração de Maria da paróquia da Sé de Faro, junto à casa das Missionárias da Caridade, conhecidas como irmãs de Teresa de Calcutá.

A irmã Mariana Pereira, do Instituto Missionário das Filhas de São Paulo (paulinas), veio da Diocese do Porto e já tinha estado no Algarve a colaborar pontualmente no trabalho de verão daquele instituto religioso. Natural de Castanheira, concelho de Chaves, aquela religiosa, para além de integrar a comunidade paulina algarvia, em Faro, colabora ainda na livraria do instituto naquela cidade e na missão pastoral que aquelas religiosas desenvolvem ao nível da divulgação da comunicação escrita e musicada, seja através da literatura, seja através meios audiovisuais ou informáticos.

Bem conhecedora da diocese algarvia é a irmã Rosa Peixoto, do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que há sete anos saiu do Algarve para a Diocese de Viseu. Regressada agora daquela diocese, aquela consagrada, natural de Vila Verde, distrito de Braga, para além de integrar a comunidade algarvia, em Silves, do seu instituto religioso, colabora ainda no trabalho pastoral da paróquia local.

Outra conhecedora do Algarve é a irmã Aurora Araújo, da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), que já tinha estado na diocese entre 1995 e 2007. Natural de Infias, no concelho de Vizela, aquela religiosa veio de Vendas Novas, no distrito de Évora, para integrar a comunidade salesiana algarvia presente no Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro. Para além de ajudar na gestão daquela instituição educativa da Diocese do Algarve, a irmã Aurora Araújo colabora ainda na catequese e nas equipas da pastoral dos doentes e das vocações da paróquia de São Pedro de Faro.

Religiosos ou consagrados são os sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a).

Pub