Dos 18 padres que estão a participar no curso ‘Cidadão Resiliente’ da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), quatro são da Diocese do Algarve.
A diocese algarvia é, aliás, a que tem mais participantes a realizar aquela formação para a área da Proteção Civil, cuja sessão de abertura decorreu ontem, 09 de fevereiro, e que conta com a participação do cónego Carlos de Aquino e dos padres Fábio Pedro, Getúlio Bica e Rafael Rocha.
Numa nota enviada à Agência Ecclesia, a ENB explicou que “o curso tem um formato presencial, tendo como denominador comum uma profissão, e pretende reunir, numa formação de 16 horas (dois dias internos), cidadãos que irão beneficiar da partilha de conhecimentos”.
A ENB informou que a primeira edição desta formação, a decorrer nas suas instalações em Sintra, conta participantes “de todo o país”, onde se inclui o cardeal Américo Aguiar, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, bispo de Setúbal.
Segundo o comunicado da ENB, a sessão ‘Intervenção em contexto profissional’ pretende focar na especificidade da profissão de cada grupo, e, no caso concreto dos sacerdotes, optou-se pela “partilha de conhecimentos da área comportamental”, o que muito ajudará os padres “na sua missão junto das suas paróquias, quer como elementos fundamentais na criação de rotinas de prevenção, quer na iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, por todas as boas razões”.
Os formandos, no curso ‘Cidadão Resiliente’, vão ter conhecimentos em noções e conceitos base de Proteção Civil; Os riscos naturais, tecnológicos e sociais; Os riscos naturais – antes, durante e depois; Kit de emergência e Plano familiar de emergência; Noções básicas de 1ºs socorros; Algoritmo de suporte básico de vida; Meios de primeira intervenção; A profissão e o risco.
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) nasceu no dia 4 de maio de 1995, e assumiu como missão promover a formação dos bombeiros e demais agentes de proteção civil em Portugal.
com Agência Ecclesia










