Pub

A necessitar de fazer um bom resultado para poder se manter na equipa oficial, Sordo iniciou a etapa portuguesa do mundial ao ataque e foi o mais rápido na primeira classificativa do dia, recebendo apenas a oposição de Ogier, que gastou mais 1,8 segundos do que o espanhol.

Logo nesta especial, que se seguiu à super especial de quinta feira, disputada no Estádio Algarve, a restante concorrência ficou muito distante, num sinal de que os principais candidatos ao título preferiram atacar a prova com algumas cautelas.

O duelo entre os dois pilotos Citroen manteve-se nas três especiais disputadas na manhã de hoje, com Ogier a atacar nos dois troços seguintes, que venceu, arrebatando assim a liderança ao piloto espanhol, embora com apenas 1,8 segundos de vantagem.

A precisar de atacar para ganhar pontos ao francês Sébastien Loeb (Citroen), líder do mundial, o finlandês Mikko Hirvonen (Ford) imprimiu um ritmo mais rápido no derradeiro troço, conseguindo ascender ao terceiro posto da geral, mas ainda sem conseguir ganhar tempo aos dois da frente.

Muito perto está Loeb, que, apesar de quinto, está a apenas 3,1 segundos de Hirvonen, o mesmo sucedendo com o finlandês Jari-Matti Latvala, segundo no mundial e sexto no rali, que conta mais 15,2 segundos que o seu companheiro na Ford e está a 12,1 do gaulês.

Entre os portugueses, a luta resume-se a Armindo Araújo (Mitsubishi) e Bernardo Sousa, tendo o piloto de Santo Tirso levado a melhor nesta fase inicial do rali, mas apenas com 24,6 segundos de vantagem para o madeirense.

Armindo Araújo, que participa em Portugal sem a pressão de ter de conquistar pontos para defender a sua liderança e título no grupo de produção, apontou, no entanto, como objetivos tentar ser o melhor no seu grupo e também o melhor português, estatuto que Sousa também persegue, até porque pretende ver alargada a sua vantagem na liderança do nacional de ralis.

As três especiais que faltam para fechar a primeira etapa do rali disputam-se a partir das 14:10, passando os pilotos uma segunda vez pelos troços disputados durante a manhã.

Lusa

Pub