Pub

Farol1Os trabalhos de reforço do cordão dunar na Praia do Farol (Ilha da Culatra) deverão arrancar no início de 2015, estimou hoje a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, que lançou recentemente um concurso público para a execução da obra.

Em comunicado, a Polis adianta que o reforço do cordão dunar naquela praia será feito mediante a movimentação de sedimentos provenientes dos canais de Faro e de Olhão, contribuindo não só para reduzir riscos como para melhorar a navegabilidade.

Segundo a Polis Ria Formosa, a intervenção, cujo preço base é de 1,7 milhões de euros, contribuirá também para uma melhoria das condições de navegabilidade nas áreas intervencionadas.

“Desta forma, pretende-se promover a recuperação dunar, mitigando a vulnerabilidade do sistema a fatores de risco, e potenciar os valores naturais do sistema, quer através do aumento da taxa de renovação de água, quer da melhoria geral da circulação hídrica na laguna”, lê-se no comunicado.

A intervenção surge na sequência do Plano de Ação para a Valorização Hidrodinâmica e Mitigação de Risco nas Ilhas Barreira.

O financiamento da empreitada é assegurado pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) e por um protocolo entre a Polis e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O prazo previsto para a execução da obra é de 150 dias, perspetivando-se que estejam reunidas as condições para o arranque dos trabalhos já no início de 2015.

Pub