Inicio | Igreja | Renovamento Carismático Católico do Algarve realizou assembleia e ação de formação

Renovamento Carismático Católico do Algarve realizou assembleia e ação de formação

Foto © Samuel Mendonça

O Renovamento Carismático Católico (RCC) do Algarve reuniu no passado sábado os membros dos seus 15 grupos para a assembleia diocesana que marcou o arranque do novo ano pastoral 2017/2018.

António Aparício, responsável da equipa do Serviço Diocesano do Renovamento Carismático Católico • Foto © Samuel Mendonça

“É uma espécie de ação de graças pelo ano que terminou e uma espécie de assembleia de invocação de bênçãos e graças pelo ano que agora começa”, explicou ao Folha do Domingo o responsável da equipa do Serviço Diocesano do Renovamento Carismático Católico, António Aparício, sobre o encontro marcado pela dinâmica festiva e alegre com cânticos ritmados e animados com algumas danças.

Foto © Samuel Mendonça

A jornada, que teve lugar no salão paroquial de São Pedro do Mar, em Quarteira, teve como tema “A Presença e a Ação do Espírito Santo na vida de Maria e na nossa vida quotidiana” e como orador o padre Alfredo Neres, missionário comboniano, que trabalha na República Popular do Congo.

António Aparício e o padre Alfredo Neres • Foto © Samuel Mendonça

O sacerdote português apresentou o exemplo de Maria no acolhimento ao Espírito Santo e referiu-se à importância da sua ação na vida das pessoas, por forma a que estas beneficiem dos dons que ele lhes confere.

Foto © Samuel Mendonça

Procurando “estar em comunhão com a celebração dos cem anos das aparições da Virgem Maria em Fátima e também com a celebração dos 50 anos do Renovamento na Igreja Católica mundial e com os 40 anos do RCC em Portugal”, o encontro contou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e concluiu-se com a celebração da eucaristia presidida pelo sacerdote comboniano na igreja de São Pedro do Mar.

Foto © Samuel Mendonça

Ainda no âmbito da assembleia diocesana, realizou-se no domingo, no Centro Pastoral Beato Vicente em Albufeira, uma ação de formação. António Aparício explicou que esta iniciativa, deu continuidade ao encontro da véspera e visou a “oração de intercessão pelo ministério de cura e libertação que é também uma ação permanente dos dons do Espírito [Santo]”. “Foi um sucedâneo do início da pregação de ontem [sábado], mas visou a dimensão prática, convidando não só à oração de intercessão, mas também ao ministério de cura e libertação”, sustentou, explicando que o padre Alfredo Neres apresentou o convite à “formação de pequenos grupos de intercessão, não tendo receio de rezar pelas pessoas que precisam de algum tipo de libertação ou de cura”.

Foto © Samuel Mendonça

No encontro de sábado estiveram presentes elementos dos 15 grupos algarvios do RCC existentes em Albufeira, Almancil, Faro (dois grupos), Ferragudo, Ferreiras, Lagos, Loulé, Odiáxere, Pechão, Pedra Mourinha (Portimão), Portimão, Quarteira (dois grupos) e Vila Real de Santo António, para além de elementos de Aljezur que António Aparício disse terem uma “promitente vontade” de formação de um futuro grupo.

Verifique também

Igreja do Algarve vai dar formação básica a novos catequistas

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve promove a partir …

Deixe uma resposta