Breves
Inicio | Sociedade | Revisão do PDM de Faro propõe centro de congressos e parque agro-urbano

Revisão do PDM de Faro propõe centro de congressos e parque agro-urbano

A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Faro, ontem apresentada, contempla projetos para um centro de congressos e exposições, a criação de um parque agro-urbano e a reconversão do Bom João.

Um centro de congressos e exposições no Patacão, na periferia da cidade, permitiria criar uma “centralidade regional”, servindo também de apoio a grandes eventos da universidade ou para a realização de eventos internacionais, defendeu Pedro Ribeiro da Silva, um dos autores da proposta.

Outra das ideias contidas na proposta é a consolidação de um parque agro-urbano que fizesse a transição entre as zonas urbana e rural, uma espécie de “cinto verde”, com hortas urbanas, acima da futura terceira circular a Faro, potenciando “a economia circular”, defendeu aquele responsável.

O Bom João, zona junto ao cais comercial, é uma zona que merece também especial atenção e que deve ser reconvertida, retirando dali a parte industrial e dotando aquela área de “um mix de funções”, que poderiam passar pela habitação, turismo e espaços verdes, rejeitando sempre “densidades elevadas”.

Já a freguesia de Montenegro, entre a cidade e o aeroporto, onde se situa o maior polo da Universidade do Algarve, também “carece de uma qualificação”, no âmbito da “cidade alargada que também vai buscar referências a esta zona”.

A proposta de revisão do PDM sugere ainda a delimitação dos núcleos habitacionais das ilhas barreira, questão que tem que reunir o consenso das 46 entidades da comissão de acompanhamento do plano.

Outra das sugestões é a expansão do Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF), situado junto à zona rural do concelho, mas numa “lógica de ocupação que privilegie novas atividades económicas”, acrescentou.

A transposição da atual linha ferroviária para a zona norte da cidade para reduzir a barreira que a separa da Ria Formosa e a criação de uma estação intermodal no Patacão são outras das propostas vertidas no plano, mas já apresentadas publicamente, no ano passado, quando foi divulgado o Plano de Mobilidade e Transportes de Faro.

A proposta de revisão do PDM de Faro, elaborada em articulação com o plano de mobilidade, vai estar em consulta pública durante 30 dias, a partir de sexta-feira e até 26 de fevereiro.

Prevê-se que a versão final seja publicada ainda este ano, substituindo o plano atual, em vigor há 22 anos.

Verifique também

Fogo em Tavira obriga a cortar Via do Infante, mas trânsito já reabriu

Um incêndio florestal deflagrou hoje na zona da Eira da Palma, em Tavira, no Algarve, …