São Brás de Alportel irá acolher, nos dias 19 e 20 de novembro, a Jornada da Juventude católica algarvia com o seu bispo, D. Manuel Quintas.
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é promovida pelo Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve em colaboração com a paróquia local e para além do encontro com o bispo diocesano, tem como objetivos “dinamizar a pastoral da juventude” e “possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada paróquia, grupo de jovens, movimentos da diocese, no âmbito do Setor Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ)”.
Desde 2019 que a iniciativa não se realizava por causa da pandemia de Covid-19. Este ano volta a decorrer, subordinada ao tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), e será “para todos os jovens a partir (inclusive) do 10º ano de catequese”.
A JDJ terá início pelas 8h45 com o acolhimento no pavilhão municipal José de Sousa Pires e terminará pelas 13h do domingo, incluindo, entre outras atividades, um concerto com a ‘Banda Missio’, a Eucaristia com adoração ao Santíssimo Sacramento e uma catequese.
Os jovens e animadores deverão realizar a sua inscrição até ao dia 5 de novembro. Para o encontro deverão trazer colchonete e saco-cama; agasalhos e roupa quente e confortável; impermeável; mochila pequena para transporte do almoço de sábado e distintivos das paróquias (boné, lenços, t-shirt, sweatshirt, bandeira, etc.) e instrumentos musicais.
A JDJ assinala-se anualmente na solenidade de Cristo-Rei, último domingo do ano litúrgico.