Breves
Inicio | Igreja | Secretariado Nacional de Liturgia lançou “itinerário espiritual para as famílias” do padre Carlos de Aquino

Secretariado Nacional de Liturgia lançou “itinerário espiritual para as famílias” do padre Carlos de Aquino

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Secretariado Nacional de Liturgia lançou na última sexta-feira um novo livro da autoria do padre Carlos de Aquino, sacerdote da Diocese do Algarve e membro daquele organismo.

A publicação, intitulada “Vinde à nascente das águas”, apresenta-se como um “itinerário espiritual para as famílias”. Na apresentação da obra, o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade escreve que a mesma “procura ser um contributo para orientar e enriquecer diversos momentos de oração das famílias”. D. José Cordeiro destaca que a proposta inclui “muitas vezes uma simbólica que pode contribuir para tornar mais percetível a mensagem que importa acolher e saborear”.

Em declarações ao Folha do Domingo, o padre Carlos de Aquino explicou que a publicação “nasceu de um desafio” na Diocese do Algarve que nos últimos anos dedicou particular atenção à família no âmbito do seu programa pastoral. “Considerou-se muito importante que houvesse uma valorização na oração nas famílias”, referiu o sacerdote, lembrando que este trabalho surge no seguimento da publicação editada na diocese em 2015 para promover e apoiar a oração familiar.

O autor sustenta que o novo livro pega nessa proposta dirigida concretamente àquele ano, tornando-a “mais abrangente” a todo o ciclo litúrgico, composto pelos anos A, B e C. Para além da proposta para cada domingo, o subsídio inclui ainda um conjunto de celebrações e momentos de oração a serem realizados em família, “ao levantar, antes das refeições, ao deitar”, podendo ser adequados consoante a realidade familiar.

“São orações ligadas àquilo que constituem desafios também para a Igreja e para as famílias nestes tempos como é o caso das Bem-aventuranças, das obras de misericórdia”, explica o autor, acrescentando haver também uma proposta de via-sacra, outra de recitação do rosário e outra para a “visita da Sagrada Família”. “É uma proposta para valorizar muito a dimensão mistagógica e catequética, celebrativa, realizada familiarmente no contexto da casa, de modo muito simples”, acrescenta o liturgista.

O padre Carlos de Aquino diz ainda que a publicação apresenta também uma dimensão simbólica que “valoriza a temática, o apelo ou desafio” de cada domingo ou de cada festa. “Isso também valoriza a própria família, até porque é um trabalho que é pedido que seja feito sempre em família, em comunidade”, prossegue, explicando que os destinatários são os pais, os filhos e os avós.

O sacerdote revelou ainda estar a preparar presentemente um conjunto de “catequeses mistagógicas para o tempo do catecumenado da iniciação cristã”.

O novo livro, de 320 páginas que integra a coleção “Louvor das criaturas”, está à venda nos Serviços Diocesanos de Pastoral e na livraria Paulinas Multimédia em Faro pelo valor de 7 euros.

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.