Inicio | Sociedade | Secretariado Regional de Faro da União das Misericórdias promove seminário sobre as demências no envelhecimento

Secretariado Regional de Faro da União das Misericórdias promove seminário sobre as demências no envelhecimento

Saude_cuidados_paleativos_idoso_assistencia

O Secretariado Regional de Faro da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em parceria com a Câmara de Lagos e outras entidades e empresas locais promoverá o seminário sobre o tema “As Demências no Envelhecimento: Novas Abordagens, diferentes formas de intervenção”, a realizar no dia 30 de novembro de 2016, no Centro Cultural de Lagos.

Após a abertura do secretariado, pelas 9h, a sessão de abertura decorrerá meia hora mais tarde com a presença de Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, de Eduardo Andrade, presidente do Secretariado Regional da UMP, de Margarida Flores, diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, de João Manoel dos Reis, presidente da ARS Algarve e de Maria Joaquina de Matos, presidente da Câmara de Lagos.

Às 10.30h será abordado o primeiro tema “Experiências e Vivências no dia-a-dia dos lares” com moderação de Patrícia Seromenho, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e participação das Misericórdias de Lagos, Estômbar e Albufeira.

Uma hora mais tarde, o segundo tema “Demência: Prevenção e Cuidados Clínicos” será moderado por Eduardo Andrade, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, e contará com a intervenção de Edmeia Monteiro, especialista em neurologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Depois do almoço, o terceiro tema, “Perspetivas Multidisciplinares de Intervenção na Demência”, terá moderação de João Amado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portimão. Inserido naquela temática, Emília Costa, enfermeira e professora adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve com doutoramento em psicologia da saúde, apresentará recomendações sobre “O cuidado à pessoa com demência”. Helena Bárrios, médica de medicina geral e familiar, diretora clínica adjunta do Hospital do Mar e investigadora do Instituto de Medicina Molecular na área do envelhecimento e demência, abordará “Questões éticas no cuidado à pessoa com demência”. Inês Rodrigues, terapeuta da fala e doutorada em neurociências cognitivas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, indicará “Como melhor comunicar com uma pessoa com demência”.

A tarde prosseguirá com o quarto tema “Do Projeto Vidas à melhor qualidade de vida nos lares”, tendo como moderador Rui André, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monchique. No âmbito daquele tema, Carla Nunes, arquiteta e provedora da Santa Casa da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana, falará sobre “Arquitetura e ambiente para as demências” e Manuel Caldas de Almeida, diretor clínico do Hospital do Mar e provedor da Santa Casa Misericórdia de Moura, apresentará os “Contributos do Projeto Vidas para a promoção da qualidade de vida da pessoa com demência”.

Verifique também

Grupos algarvios da LIAM “foram os que mais se empenharam” no apoio a projeto em S. Tomé e Príncipe

Os grupos algarvios da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) “foram os que mais se …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR