Breves
Inicio | Igreja | Seminário tem vindo a promover encontros vocacionais e a visitar as paróquias

Seminário tem vindo a promover encontros vocacionais e a visitar as paróquias

O Seminário de Faro tem vindo a promover encontros vocacionais para rapazes que têm como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens do Algarve a “oportunidade de refletirem sobre a vocação a que Deus os chama”, colocando também a possibilidade de poderem vir a ser padres.

O reitor da instituição e responsável pelo Pré-seminário disse ao Folha do Domingo que os encontros “têm decorrido bem” e que “tem vindo a aumentar aos poucos a participação” nos mesmos. Para o padre António de Freitas isto é “sinal de que quando se propõe um percurso e um processo de discernimento e se é assíduo e regular nessa proposta permite que os jovens possam aderir”.

Por outro lado, o sacerdote destaca a importância do apoio dos párocos. “Tem havido alguns párocos muito interessados, inclusivamente alguns que são os próprios a levar os participantes aos encontros. Quando os párocos se preocupam, estão e acompanham, eles permanecem e vêm com outro ânimo”, conta.

Aquele responsável explica que “os encontros estão preparados com temáticas próprias”, definidas já até ao final deste ano e “adequadas a cada uma das faixas etárias, de acordo com as respetivas maturidades”. No caso dos rapazes maiores de 18 anos são complementados com retiros e momentos de recoleção orientados por sacerdotes de diversas congregações e também de outras dioceses, sendo acentuada a questão da espiritualidade da oração e da adoração eucarística.

Nos grupos dos mais novos, começam por ser encontros de um dia, prolongando-se depois por um fim-de-semana com acantonamento e “eventualmente no final do ano terminarão com férias missionárias dos pré-seminaristas”.

Para além destas iniciativas, a equipa formadora do Seminário de São José de Faro tem vindo a visitar as paróquias por proposta do Conselho Presbiteral da Diocese do Algarve. “Traçámos como objetivo passar por toda a diocese. Neste momento já concluímos a passagem pelas paróquias da vigararia de Faro e estamos a meio das da vigararia de Albufeira”, contou o reitor, explicando que a visita tem dois momentos: um primeiro para concelebrar a eucaristia com os párocos e um segundo de passagem pelos grupos de catequese a partir do 7º ano.

“Temos muitos convites das paróquias de Faro para visitarmos as catequeses e como este ano o Seminário não tem alunos, aproveitamos o facto de estarmos mais livres ao fim-de-semana para irmos às várias comunidades. Também muitos grupos de catequese pediram para nos virem visitar. Um deles vai acantonar no Seminário durante dois dias”, adiantou.

Verifique também

Bispo do Algarve presidiu no Carmelo à celebração da solenidade de São João da Cruz

No dia de ontem, em que a Igreja Católica celebrou a memória litúrgica de São …

Deixe uma resposta