Breves
Inicio | Igreja | Seminário tem vindo a promover encontros vocacionais e a visitar as paróquias

Seminário tem vindo a promover encontros vocacionais e a visitar as paróquias

O Seminário de Faro tem vindo a promover encontros vocacionais para rapazes que têm como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens do Algarve a “oportunidade de refletirem sobre a vocação a que Deus os chama”, colocando também a possibilidade de poderem vir a ser padres.

O reitor da instituição e responsável pelo Pré-seminário disse ao Folha do Domingo que os encontros “têm decorrido bem” e que “tem vindo a aumentar aos poucos a participação” nos mesmos. Para o padre António de Freitas isto é “sinal de que quando se propõe um percurso e um processo de discernimento e se é assíduo e regular nessa proposta permite que os jovens possam aderir”.

Por outro lado, o sacerdote destaca a importância do apoio dos párocos. “Tem havido alguns párocos muito interessados, inclusivamente alguns que são os próprios a levar os participantes aos encontros. Quando os párocos se preocupam, estão e acompanham, eles permanecem e vêm com outro ânimo”, conta.

Aquele responsável explica que “os encontros estão preparados com temáticas próprias”, definidas já até ao final deste ano e “adequadas a cada uma das faixas etárias, de acordo com as respetivas maturidades”. No caso dos rapazes maiores de 18 anos são complementados com retiros e momentos de recoleção orientados por sacerdotes de diversas congregações e também de outras dioceses, sendo acentuada a questão da espiritualidade da oração e da adoração eucarística.

Nos grupos dos mais novos, começam por ser encontros de um dia, prolongando-se depois por um fim-de-semana com acantonamento e “eventualmente no final do ano terminarão com férias missionárias dos pré-seminaristas”.

Para além destas iniciativas, a equipa formadora do Seminário de São José de Faro tem vindo a visitar as paróquias por proposta do Conselho Presbiteral da Diocese do Algarve. “Traçámos como objetivo passar por toda a diocese. Neste momento já concluímos a passagem pelas paróquias da vigararia de Faro e estamos a meio das da vigararia de Albufeira”, contou o reitor, explicando que a visita tem dois momentos: um primeiro para concelebrar a eucaristia com os párocos e um segundo de passagem pelos grupos de catequese a partir do 7º ano.

“Temos muitos convites das paróquias de Faro para visitarmos as catequeses e como este ano o Seminário não tem alunos, aproveitamos o facto de estarmos mais livres ao fim-de-semana para irmos às várias comunidades. Também muitos grupos de catequese pediram para nos virem visitar. Um deles vai acantonar no Seminário durante dois dias”, adiantou.

Verifique também

Consagrados a trabalhar no Algarve reuniram-se para refletir como “ser pão para os outros”

O Secretariado Regional do Algarve da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal abriu …